Vereadores refutam denúncias de turismo em Brasília

por jip — publicado 01/03/2018 11h00, última modificação 28/01/2020 15h36
O primeiro resultado da viagem dos vereadores Edilson Vieira, Joaquim Teixeira e Ademilson Procópio foi o encaminhamento de R$ 700 mil em emendas parlamentares

Os vereadores Edilson Vieira, Joaquim Teixeira, ambos do MDB, e Ademilson Procópio (PTB) refutaram denúncias de um portal de notícias que estariam fazendo “turismo” durante uma viagem de trabalho a Brasília (DF) no período de 19 a 23 de fevereiro.

O primeiro resultado da viagem foi o encaminhamento de R$ 700 mil em emendas parlamentares para infraestrutura do município. O título da matéria, publicada 19 de fevereiro, trazia: “Turistas – Mal começou o ano e três vereadores de Ji-Paraná já gastaram mais de 13 mil reais em diárias”.

Na viagem de trabalho, foram assegurados recursos de R$ 400 mil para bloqueteamento de vias públicas destinados pelo deputado federal Nilton Capixaba (PTB) e R$ 300 mil para compra de tubos armicos para substituição de pontes de madeira do senador Valdir Raupp (MDB).

“Tenho um nome a zelar na minha igreja [Assembleia de Deus], na minha família e na comunidade onde moro”, garantiu o vereador Joaquim Teixeira. Segundo ele, não se pode afirmar que está se fazendo “turismo”, quando o propósito da viagem é para contatos políticos e garantir recursos para o município de Ji-Paraná.

Para que um vereador, segundo Joaquim Teixeira, possa se deslocar do município para outra cidade é realizado um processo muito sério. E que todas as despesas são comprovadas e estão relacionadas no Portal da Transparência da Câmara Municipal de Ji-Paraná. “Tudo é comprovado com certificações de documentos e notas fiscais”, garantiu.

De acordo com o vereador Ademilson Procópio, em 2017, em uma viagem a Brasília, foi assegurada uma verba de R$ 600 mil em emenda do deputado Nilton Capixaba. “Este dinheiro está empenhado, esperando a liberação para realizar o bloqueteamento de ruas do bairro Novo Horizonte”, confirmou.

“Somos [a Brasília] o início dos trabalhos legislativos de 2018 e não no período de recesso como divulgou o site”, esclareceu o vereador Edilson Vieira, que acrescentou que a viagem ao DF foi na fase de abertura do Orçamento da União, em que estavam lá representantes de prefeituras e câmaras de todos os municípios rondonienses.

Os vereadores apresentaram ofícios direcionados aos gabinetes de vários membros da bancada federal de Rondônia reivindicando recursos financeiros para vários setores do município. “Todos os pedidos feitos [pelos três vereadores] a deputados federais e senadores ultrapassam R$ 15 milhões”, assinalou Joaquim Teixeira.

‘Somos reivindicar para áreas de infraestrutura, saúde e educação... onde a população mais precisa”, reiterou Edilson Vieira. O vereador Admeilson Procópio também informou da participação, em Brasília, da reunião da bancada com a diretoria do DNIT para estabelecer prazos para recuperação da BR-364.

“Éramos os representantes da cidade de Ji-Paraná nessa reunião tão importante para todo o estado de Rondônia”, confirmou o vereador. De acordo com Procópio, os trabalhos de recuperação da rodovia federal devem ter início em 15 dias. “Isso é fazer turismo?”, questionou.

FONTE DA INFORMAÇÃO

|Texto: Jairo Ardull