Vereadores denunciam descaso com a saúde e a educação

por decom publicado 11/04/2024 17h13, última modificação 11/04/2024 17h13
Rosana Pereira, Vera Márcia e Geraldo da 102 usaram a tribuna para apontar falhas na gestão das pastas municipais e cobrar providências

“Como se encontram a saúde e a educação do nosso município, pilares da nossa sociedade?! Não se pode colocar situações debaixo do tapete!” Assim a vereadora Rosana Pereira (Novo) introduziu seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta terça-feira, 9, na Câmara Municipal.

A vereadora expos problemas na gestão das pastas ocasionados nos últimos meses, e, que agora, tem causado impacto prejudicial à população.

De acordo com a vereadora, o atual secretário de Educação, Robson Casula, reportou e documentou em ata situações de infraestruturas precárias em escolas com falta de manutenção, serviços essenciais pendentes, transporte escolar deficitário, carência de professores, processo seletivo interrompido, e cerca de 300 alunos em lista de espera para serem matriculados.

A vereadora Vera Márcia (PT), confirmou a situação apontada na educação, por também ter se reunido com o secretário e tomado ciência das questões, e ainda reforçou o descaso com o transporte escolar.

Segundo a parlamentar, alunos do setor rural, nas linhas 206 e 208, estão sem poder ir à escola por falta de transporte. “Isso está ocorrendo desde o início do período letivo. Pais e nós vereadores já recorremos inúmeras vezes à administração municipal ao longo destes meses cobrando solução à essa situação, mas não fomos atendidos ainda. Os pais agora recorreram ao Ministério Público, pois seus filhos estão tendo seus diretos violados”, apontou a vereadora.

Em relação à saúde, foram apontados pelos vereadores Geraldo da 102 e Rosana, problemas como falta de medicação básica e emergencial, a exemplo de antibióticos.

O vereador Geraldo da 102 (MDB) também trouxe cobranças por melhorias no atendimento aos usuários do Hospital Municipal, Unidades de Pronto Atendimento e Farmácias Básicas. O vereador referiu-se à necessidade de melhorias no sistema informatizado de cadastro dos usuários e de outras funções para atendimento, que apresenta lentidão e acarreta demora no atendimento; exigindo, portanto, uma maior capacidade de internet para um funcionamento seguro e ágil do sistema interno das unidades de saúde.

Os vereadores disseram compreender as dificuldades das novas gestões das pastas em identificar os problemas e solucioná-los no menor tempo possível, porém destacaram que é uma responsabilidade assumida pelos gestores e reforçaram que é preciso urgência e dedicação para dar solução a estas questões essenciais para o bem estar da população.