Vereadores apresentam demandas parlamentares na 11ª Sessão Ordinária

por decom publicado 08/05/2025 13h30, última modificação 09/05/2025 10h06
A 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) apresentou diversas demandas solicitadas pelos vereadores, na terça-feira (6). Com público presente, a reunião legislativa aprovou a ‘Moção de Aplauso’ para Unimed Centro Rondônia pelos 30 anos de Cooperativa Médica.

Entre as principais ações, foi aprovada a ‘Moção de Aplauso’ para a Unimed Centro Rondônia

 

A 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) apresentou diversas demandas solicitadas pelos vereadores, na terça-feira (6). Com público presente, a reunião legislativa aprovou a ‘Moção de Aplauso’ para Unimed Centro Rondônia pelos 30 anos de Cooperativa Médica.

Após a leitura da palavra pelo vereador Geraldo da 102 (PL), o vice-presidente da CMJP, Ademilson Procópio (PRD), convocou os vereadores inscritos para uso da palavra em plenário.

O vereador Lorenil Gomes (União Brasil) relatou que, em reunião com o deputado estadual Laerte Gomes (PSD) e demais vereadores, na segunda-feira (5), o município receberá recursos nos próximos dias. Segundo ele, são benefícios que poderão garantir mais qualidade de vida à população ji-paranaense.

“Estou muito feliz em acompanhar e ver vários parlamentares preocupados e participando de reuniões para fomentar políticas públicas que irão trazer melhorias em diversos segmentos para nossa população” comentou.

Campanha Faça Bonito

No momento de fala, o vereador Márcio Freitas (PL) comentou que. durante o lançamento, na terça-feira (6), da Campanha Maio Laranja, mês de Conscientização e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Prefeitura de Ji-Paraná, a necessidade de criar políticas públicas para proteger meninos e meninas.

Ele afirmou que o projeto de lei que institui o “Protejipa”, de autoria dele, aborda justamente a promoção de eventos e cedência de locais públicos que ofereçam risco a pessoas menores de 18 anos.

“O Protejipa vem coibir a erotização infantil e crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes em eventos públicos. A cada hora, três crianças, de 1 a 5 anos, são abusadas sexualmente, e somente 7,5% desses casos são denunciados, pois a maioria das pessoas que comete esses crimes são pessoas da própria família” assegurou.

Além do vereador Márcio Freitas, os vereadores André Moreira (PSD) e Geraldo da 102 (PL) destacaram a necessidade de os cristãos darem o exemplo e manifestarem a fé nos mínimos detalhes contra os crimes dessa natureza que ocorrem.

 Marcha para Jesus

Os vereadores André Moreira (PSD) e Márcio Freitas parabenizaram os organizadores da “Marcha para Jesus” e a dedicação na promoção de uma passeata que envolveu diversas igrejas evangélicas e católicas. A caminhada teve um percurso de, aproximadamente, 2 km, partindo da Loja Havan e seguindo até a Praça da Bíblia (centro), um local simbólico para as comunidades cristãs do município.

“Quero agradecer, imensamente, aos organizadores e ao presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Ji-Paraná (Omeji), pastor Kenedy Arcanjo Bizi, e ao deputado Laerte Gomes [PSD] e às empresas privadas que contribuíram para realização desse evento”, declarou o vereador André Moreira.

Moção de Aplauso

O vereador Edinho Fidelis (PSD) solicitou que a Câmara Municipal concedesse “Moção de Aplausos” para Unimed Centro Rondônia pelos 30 anos de fundação da cooperativa médica.

 Encerrando a sessão, os vereadores Scopony (PSD) e Welinton Fonseca (MDB) destacaram a presença do ex-deputado estadual, Euclides Maciel, parlamentar presente durante a sessão, compondo o espaço dedicado à imprensa local, e a representatividade política dele. 

 

Departamento de Comunicação
Fotos: Márcio Ogidio