VEREADORA VERA MÁRCIA PARTICIPA DE ATOS ALUSIVOS AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

por adm publicado 24/11/2021 23h37, última modificação 24/11/2021 23h37
Em Ji-Paraná a Vereadora Vera Márcia participou de programação especial alusiva ao dia da Consciência Negra celebrado todo ano no dia 20 de novembro. As atividades ocorreram do dia 17 ao dia 21 de novembro:

Dia 17, período da tarde, na Escola EEFM Professor José Francisco palestrou no Projeto “Dia de Ler. Todo Dia é Dia de Consciência Negra”. A palestra foi direcionada à cerca de 200 pessoas, sendo alunos na faixa etária de 3 aos 9 anos, pais e servidores da escola.
No dia 17 e 18 ministrou palestra inerente ao tema “Consciência Negra” na Fundação JiCred, sendo no dia 17 no período da manhã e no dia 18 no período da tarde.
No dia 19 a tarde, a Vereadora concedeu entrevista na Rádio Comunitária Alternativa FM para o apresentador Silvestre Silva do Programa Ritmos da Alternativa 2ª Edição.
No dia 21, no Ginásio Gerivaldão participou do evento inerente ao Dia da Consciência Negra, com o Grupo Beleza, SINTERO e a Associação de Capoeira Zambi, bem como, a maravilhosa DRICA fez a exposição de turbantes de vários modelos, instruindo como usar esse assessório que representa fortemente a identidade negra.
A escolha do dia 20 de novembro, como sendo o “Dia da Consciência Negra”, decorre da data de morte de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares.
“Devido à evidente desigualdade social e exclusão da população negra, somadas ao racismo, a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra deve ocorrer por meio de atividades de reconhecimento da cultura negra como parte integrante da cultura nacional e por meio de atividades de discussão e conscientização sobre o problema do racismo e da exclusão dos negros na sociedade brasileira”. Concluiu a Vereadora Vera Márcia.