Trabalho da prefeitura muda a realidade de bairros e vereadores reconhecem olhar diferente do prefeito Isaú

por fernanda — publicado 15/03/2023 13h00, última modificação 15/03/2023 13h00
EM MUITOS BAIRROS DE JI-PARANÁ NÃO CHEGAVA, AO MENOS, ÁGUA ENCANADA E TRABALHO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL FEZ MUITAS MUDANÇAS PARA MELHOR

Trabalho

Oito projetos de lei foram analisados na sessão desta terça-feira (14), todos aprovados. Presidida pelo vereador Marcelo Lemos (PSD), a sessão teve a participação de membros da comissão de Saúde do município, que fizeram convite à população para que participe da 11ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 22 (Câmara de Vereadores) e 23 (Faculdade São Lucas) deste mês.

Nos discursos, o primeiro a falar foi o vereador Westerley Cardoso (PDT), que falou das melhorias que estão sendo feitas no bairro Primavera, no Segundo Distrito, pela administração municipal. Ele destacou o pedido, feito em conjunto com Beto Wosniak (PDT) para a troca de lâmpadas comuns por LED, o que tem melhorado, além da iluminação, também os índices de segurança.

Elvis Gomes (Republicanos) falou sobre o projeto que pode permitir que mães com filhos com algum grau de deficiência possam ter jornada reduzida. O objetivo é buscar melhorias, tanto na condição de trabalho, quanto nos cuidados com os familiares, já que a lei abrange também todas as pessoas que precisam de atenção especial. O vereador republicano também destacou o trabalho que está sendo feito em Ji-Paraná pela administração municipal, como a reforma do Hospital Municipal, a inauguração da UPA e o SAMU, que deve iniciar seus trabalhos em breve.

O projeto que torna o Saint German de utilidade pública foi citado por Marcelo Lemos (PDT), que falou ainda da qualidade do material esportivo que está sendo disponibilizado pela Secretaria Municipal de Esportes. Sobre a atuação dos secretários municipais, destacou a Agricultura e, pessoalmente, ao secretário Rui Vieira. Também destacando o trabalho do prefeito Isaú Fonseca, falou que ruas de bairros que jamais haviam sido incluídos em programas de pavimentação estão recebendo asfalto, mudando a realidade de muitas pessoas.

Vera Márcia (PT) parabenizou a deputada estadual Claudia de Jesus, do mesmo partido, por ter assumido a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado, lembrando que há tempos a deputada cobra a implantação do Hospital Regional de Ji-Paraná e também um centro ortopédico. A vereadora cobrou também uma solução ao conjunto Morar Melhor, que continua com mais de 1.500 apartamentos fechados, sem que a população que precisa possa utilizar.

Wanderson Candido, o Bença (PSB ), destacou o trabalho a iluminação de Ji-Paraná e também as duas viaturas, disponibilizadas pelo Governo do Estado, para o trabalho de ronda escolar em Ji-Paraná. Sobre o transporte público, falou que a licitação já foi concluída e que a empresa deve iniciar em breve seu serviço. Sobre a gratuidade do passe estudantil, o vereador disse que vai elaborar projeto para que a gratuidade seja concedida, também, a pessoas de baixa renda.

Janethe de Almeida (DEM) falou da parceria com o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz (Patriota), eleito por unanimidade para o cargo, e destacou também os trabalhos liderados pelo prefeito Isaú Fonseca, como o tapa-buraco no bairro Copas Verdes.

O evento realizado na Câmara Municipal, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, foi lembrado por Welinton Fonseca (MDB), que cumprimentou a todas as cinco vereadoras (Ida Fernandes, Vera Márcia, Rosana Pereira, Janethe de Almeira e Juscélia Dallapicola) , que compõem a Câmara Municipal de Ji-Paraná e também as servidoras da Casa. Negão, como é mais conhecido, falou ainda da esposa, Paula Wosniak, a quem parabenizou e falou das experiências de vida juntos, destacando a força das mulheres. Aparteado por Vera Márcia, que pediu a instalação do Conselho Municipal da Mulher, deu apoio à iniciativa e lembrou uma lei, de sua autoria, que proíbe condenados pela Lei Maria da Penha, de assumir cargo público em Ji-Paraná. Welinton Fonseca agradeceu ao deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) por destinar emendas ao fortalecimento da patrulha mecanizada, como uma caçamba, recém-entregue no município.

Fechando a série de discursos, Lorenil Gomes (PSDB) parabenizou o presidente da Câmara Municipal, Welinton Fonseca, por todo empenho nas suas atividades e por fazer o parlamento ser respeitado. Sobre os trabalhos que estão sendo realizados em Ji-Paraná, falou que em muitos bairros a população nem água encanada tinha e hoje recebe benefícios que nem imaginava, o que, segundo Lorenil, prova a forma diferente de administrar que o prefeito Isaú Fonseca tem. Lorenil lembrou ainda emenda destinada pelo ex-senador Acir Gurgacz (PDT), no valor de R$ 480 mil e que isso é uma conquista. Para ele, um vereador pode fazer mais que legislar e fiscalizar e esses recursos são a prova disso.