Servidores da Emater recebem homenagens da Câmara Municipal de Ji-Paraná
Proposta pela vereadora Claudia de Jesus (PT) e aprovada em sessão ordinária de 26 de junho pela Câmara Municipal de Ji-Paraná, foi entregue quarta-feira (30), em sessão solene, moções de aplausos (MA) aos servidores da Emater-Rondônia lotados nos escritórios Regional, Local, Nova Colina e Nova Londrina.
As homenagens foram em reconhecimento aos relevantes serviços prestados nas ações de extensão rural, bem como pelos 46 anos de atuação da Emater no estado de Rondônia. A vereadora Claudia de Jesus, autora da proposição, presidiu a sessão solene e enalteceu a importância da instituição para o desenvolvimento da agricultura regional.
O serviço de extensão rural em Rondônia foi criado em 31 de agosto de 1971 com o nome de Associação de Crédito e Assistência Rural do Território Federal de Rondônia (ACAR-RO), a partir dessa data teve outras denominações até que em maio de 1984, passou a se chamar Emater-Rondônia.
Participaram das homenagens aos servidores da Emater, os vereadores Jhony Paixão (PRB) e Izaias Arnica (PSB). A instituição de extensão rural está presente nos 52 municípios rondonienses e seus distritos com 84 unidades operacionais.
Claudia de Jesus enfatizou a parceria com a Emater no desenvolvimento de vários programas durante sua gestão como secretária municipal de Agricultura e Pecuária (2013-2016) como Calcário para o Campo, Programa de Aquisição de Alimentos direto da agricultura familiar, Patrulha Agrícola, dentre outros.
A Emater tem como missão planejar, coordenar e executar programas de assistência técnica e extensão rural com base nas políticas dos governos federal, estadual e municipal para a socialização de conhecimentos técnicos, econômico, social e ambiental para o aumento da produtividade agrícola sustentável e à melhoria das condições de vida no meio rural.
|FONTE DA INFORMAÇÃO
|Texto: Jairo Ardull
|Fotos: Paulo Baltazar