Presença de autoridades em audiência de Marcelo Lemos dá mais força à Guarda Municipal de Ji-Paraná

por adm publicado 13/09/2021 12h55, última modificação 14/09/2021 10h21
Na opinião de Marcelo Lemos, a Segurança Pública tem muito a ganhar com o projeto, já que as outras forças policiais, como a Polícia Militar, terão um apoio maior em vários pontos, como a vigilância de órgãos e espaços públicos.

Em uma das audiências públicas mais prestigiadas já realizadas pela Câmara Municipal de Ji-Paraná, na última sexta-feira (10) autoridades dos três poderes constituídos, forças policiais e sociedade civil participaram dos debates, propostos pelo vereador Marcelo Lemos (PSD). Autor do anteprojeto da Guarda Civil Municipal de Ji-Paraná, Marcelo Lemos conta com o apoio dos vereadores para a implantação da Guarda, de deputados federais e senadores, que enviaram vídeos manifestando apoio do projeto.
Iniciada as 19h30 no Plenário da Câmara de Vereadores, a audiência pública foi a primeira a tratar desse assunto em Ji-Paraná, mas outras reuniões já vêm sendo realizadas há tempos. Experiências de outros municípios, como Ariquemes, foram apresentadas pelos representantes da Guarda Municipal daquele município, que palestraram no evento, e também por vídeos com depoimentos, a exemplo de Nova Lima (MG).
Na opinião de Marcelo Lemos, a Segurança Pública tem muito a ganhar com o projeto, já que as outras forças policiais, como a Polícia Militar, terão um apoio maior em vários pontos, como a vigilância de órgãos e espaços públicos.
Em apoio a essas medidas, o senador Marcos Rogério (DEM), os deputados federais Expedito Netto (PSD) e Silvia Cristina (PDT), além do deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) já manifestaram apoio. Marcelo Lemos mantém atenção total à implantação da Guarda Municipal de Ji-Paraná e busca também meios de obter recursos à sua implantação, já tendo fontes no Fundo Nacional da Segurança Pública, emendas parlamentares individuais, Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, entre outros.
A implantação das guardas municipais é tratada pela Constituição Federal de 1988 (art. 144, §8º), com aprimoramento da Lei nº 13.022, que trata do Estatuto Geral das Guardas Municipais.
AUTORIDADES PRESENTES
Além do público e vereadores que estiveram na Câmara de Ji-Paraná, a audiência contou com a presença do prefeito Isaú Fonseca (MDB), do Vice-Prefeito Joaquim Teixeira, do Juiz de Direito Oscar Francisco, do Promotor de Justiça Pedro Wagner, do Chefe de Policiamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Anderson Idalvo da Rocha, do Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar Yuri Frota e do Comandante da Guarda Municipal de Ariquemes, Diógenes Mylan, com demais diretores daquela instituição.