Pioneiro João Duarte é homenageado com título de cidadão, proposto por Marcelo Lemos

por fernanda — publicado 02/05/2023 11h01, última modificação 02/05/2023 11h01
PECUARISTA COM GRANDE RECONHECIMENTO EM JI-PARANÁ, JOÃO DUARTE RECEBEU A MAIOR HONRARIA ENTREGUE PELA CÂMARA DE VEREADORES

Homenagem

Em sessão solene, a Câmara de Vereadores de Ji-Paraná entregou ao pecuarista João Duarte Guimarães a maior honraria da Casa de Leis. Trata-se do título de Cidadão Honorário, proposto pelo vereador Marcelo Lemos (PSD) que, de pronto, teve aprovação dos demais vereadores, que compareceram à cerimônia, realizada na última sexta-feira no plenário da Câmara Municipal.

Além dos vereadores, participaram da cerimônia familiares e figuras históricas do município, como o pioneiro Assis Canuto e o médico João Durval, além de um plenário lotado de amigos que vieram prestigiar o homenageado.

O prefeito Isaú Fonseca foi representado pelo secretário de Administração Jonatas França, que falou sobre a trajetória de João Duarte no município e da sua importância para o desenvolvimento de Ji-Paraná.

Presentes à sessão, os vereadores Bruno Carvalho (SD), Wanderson de Araújo, o Bença (PSB), Lorenil Gomes (PSDB), Beto Wosniach (PDT), Welinton Fonseca (MDB) falaram sobre o contexto histórico dos pioneiros de Ji-Paraná, do qual João Duarte faz parte e da importância que ele tem para o atal momento do município.

Marcelo Lemos, antes do seu discurso mostrou um áudio do deputado Nim Barroso, que não pôde estar presente ao evento, também parabenizando João Duarte. Sobre o homenageado, Marcelo Lemos falou da simplicidade e de como se mantém humilde no trato com as pessoas, mesmo sendo um homem de posses, além de ser um grande empresário do ramo agropecuário. O vereador falou ainda do legado construído por João Duarte, que vai além de posses, citando a simplicidade e a forma de conduzir os negócios dos filhos Robson, Vanderson e Luciana.

Assis Canuto relembrou histórias da fundação do Estado, falando dos trabalhos de abertura do Estado e da política que tiveram (ele e João Duarte) com Jorge Teixeira, governador histórico de Rondônia.

João Duarte falou do momento de Ji-Paraná e das dificuldades do passado, mas disse que sempre soube que a cidade se desenvolveria. Agradecendo pelo reconhecimento e pelo título, citou os vereadores com amigos e elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido no município pelo prefeito Isaú Fonseca.