Nim Barroso solicita contratação de psicólogos para UBSs

por jip — publicado 07/10/2019 10h03, última modificação 28/01/2020 15h47
Na avaliação do vereador, é preciso acolher à demanda de cuidados em saúde mental nas unidades básicas de saúde

O vereador Nim Barroso (PRB) encaminhou pedido à Secretaria de Saúde de Ji-Paraná (Semusa) para contratação de psicólogos para atuarem nas unidades básicas de saúde (UBSs). Segundo ele, é urgente a presença do profissional nos atendimentos a pacientes em função da grande a demanda na atenção primária.

Nim Barroso defendeu que os psicólogos da rede pública de saúde municipal não atuem apenas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). “Precisamos acolher a demanda de cuidados primários em saúde mental que chegam às UBSs para atendimento rotineiro”, justificou.

De acordo com o vereador, a vila de espera por atendimento no CAPS é longa e que, em alguns casos, pode chegar a meses de espera por uma consulta. “Isso já seria suficiente para a Semusa iniciar estudos para contratação de mais psicólogos para a rede de saúde pública”, admitiu.

O parlamentar afirmou que por limite de formação e competência de atuação, os servidores da UBSs não sabem lidar com os casos de saúde mental. “Então, a pessoa é encaminhada ao CAPS que já atende uma grande demanda por contar com um número reduzido de profissionais”, avaliou.

Barroso afirmou que a Equipe de Saúde da Família (ESF) também precisa ser composta por um psicólogo. “Espero que possamos incluir profissionais de saúde mental à ESF por estarmos diante de um quadro crescente da doença em pessoas que todos os dias buscam a rede básica”, garantiu.

Texto: Jairo Ardull