Informe Legislativo 25ª Sessão Ordinária

por jip — publicado 06/09/2017 12h52, última modificação 06/09/2017 12h52

Poder Legislativo Municipal

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Informe Legislativo

25ª Sessão Ordinária

 

 

Sessão

A 25ª Sessão Ordinária de terça-feira, 5 de setembro de 2017, foi presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Joaquim Teixeira (PMDB) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Nela, foram lidos e aprovados requerimentos e projetos que  beneficiam a comunidade ji-paranaense em diversas áreas. 

 

Visitantes

A sessão da CMJP foi acompanhada por alunos do 4º ano da Escola Municipal Celso Rocco.

 

Setembro Amarelo

Em pronunciamento da tribuna da Câmara, o vereador Edivaldo Gomes (PSB) pediu que as ações do Setembro amarelo, movimento que visa prevenir o suicídio no Brasil, deveriam ser mais divulgadas pelo município. De acordo com dados apresentados pelo vereador, uma pessoa se mata a cada 45 minutos no Brasil e a cada 10 suicídios, 9 seriam evitados se tivessem sido identificados a tempo e tratados.

 

Agradecimento

Em pronunciamento na 25ª sessão ordinária, o vereador Lorenil Gomes (PTB) agradeceu os recursos destinados pelo deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) no valor de R$ 150 mil, provenientes de emenda parlamentar, para pavimentação da avenida Manoel Pinheiro Machado (T-26) no bairro Nova Brasília.

 

 

Recuperação de ruas

O plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou os requerimentos de autoria do vereador Affonso Cândido (DEM) em que solicita a construção de meios-fios na rua Rio Branco, entre a rua Jânio Oliveira (antiga rua José Sarney) e rua das Pedras no bairro Jardim dos Migrantes; a recuperação asfáltica por meio de tapa-buraco da rua Rio Branco, no trecho entre a rua Santa Luzia e rua das Pedras no bairro Jardim dos Migrantes; a pavimentação da rua Antônio Lazaro de Moura, entre a rua 31 de Março e a rua Padre Cícero, no bairro Jardim dos Migrantes; a pavimentação da rua Tancredo Neves, entre rua Vista Alegre e a rua 13 de Setembro, no bairro Jardim Presidencial; a recuperação asfáltica, por meio de tapa-buraco da rua Tancredo Neves, no trecho entre  rua Vista Alegre e rua Parintins no bairro Jardim Presidencial; patrolamento e cascalhamento da rua 13 de Setembro, no trecho entre a rua Tancredo Neves e rua Castelo Branco, no bairro Jardim Presidencial; recuperação por meio de tapa-buraco da rua 31 de Março, em toda sua extensão;  reforma da ponte de madeira na rua Manoel Pinheiro Machado no bairro Alto Alegre, rua que dá acesso à Penitenciária Regional Dr. Agenor Martins Carvalho; manutenção e troca de lâmpadas dos postes de iluminação pública localizada na rua Plácido de Castro, rua ao lado da Escola Beatriz Ferreira da Silva, bairro Primavera; cascalhamento da rua Pipocas, no trecho entre rua Barão do Rio Branco (T-16) e Rua Ipê (T-17), no bairro União; pavimentação asfáltica da rua Ranieri Mazilli, no trecho entre avenida Aracajú e rua Sena Madureira, no bairro Riachuelo; patrolamento e cascalhamento da rua Pampolhas, no trecho entre a rua Barão do Rio Branco (T-16) e rua Ipê (T-17), no bairro União II; reforma da ponte de madeira localizada na rua Júlio Guerra, no bairro 2 de Abril; manutenção e troca de lâmpadas dos postes de iluminação pública na rua Castelo Branco com a rua Rio Negro, no bairro Jardim Presidencial e pavimentação asfáltica da rua João Ferreira da Costa, no trecho entre rua Valmar Meira e rua Rio Branco, no bairro Novo Ji-Paraná.

 

Audiência Pública

Os requerimentos da vereadora Claudia de Jesus solicitando a pavimentação asfáltica e rede de esgoto na rua João Goulart (T-06), com início na avenida Aracajú até a Linha 94, bairro Riachuelo; o manilhamento no início da Linha 8 do Setor Itapirema, km 9;

regularização fundiária dos terrenos do bairro Santa Marta (conhecido como Geraldo Alvin) e audiência pública, a pedido da Organização Indígena PADEREÉHJ, a ser realizada no dia 18 de setembro de 2017, para discutir Políticas Públicas para as etnias Gavião e Arara em Ji-Paraná, foram aprovados pelo plenário da CMJP.

 

Cobertura para Passarela

A Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou os requerimentos de autoria do vereador Procópio Anastácio (PTB) solicitando bloqueteamento da rua São Paulo, entre as ruas Vitória Régia e Cipó, no bairro São Bernardo; a construção de cobertura para passarela para proteger alunos da chuva no embarque e desembarque na escola Paulo Freire na Linha 153, esquina com a Linha 206; asfaltamento da rua Castro Alves, entre avenida Monte Castelo e rua Castelo Branco nos bairros Jardim dos Migrantes e Jardim Presidencial.

 

Troca de Lâmpadas

O vereador Obadias Ferreira (DEM) requereu e o plenário da CMJP aprovou a solicitação para troca lâmpadas dos postes da rua Valdemar da Silva no bairro Copas Verdes; o patrolamento e cascalhamento da rua dos Colegiais, entre a rua Mato Grosso e Rua 6 de Maio, bairro Parque São Pedro; recuperação da rua dos Universitários, entre rua Porto Velho e rua Hermínio Victorelli no bairro Parque São Pedro e colocação de telas de proteção nos suportes dos aparelhos de ar-condicionado do Centro de Saúde BNH Mulher.

 

Limpeza de Praça

As solicitações de pavimentação asfáltica da rua Capitão Silvio, em toda sua extensão no bairro Centro; limpeza da 2ª praça pública no bairro São Cristóvão; limpeza do bueiro localizado na rua Raimundo José da Silva, bairro Primavera, requeridas pelo vereador Jhony Paixão (PRB) foram aprovadas por unanimidade.

 

Em favor da População

Na sessão ordinária do 5 de setembro, o vereador Jhony Paixão fez um balanço de suas ações pela comunidade e afirmou que tem se esforçado para representar bem as pessoas que o elegeram. Em seu pronunciamento, o vereador disse que acorda cedo e vai dormir tarde da noite, por acompanhar as demandas da população ji-paranaense.   

 

 

Construção de Abrigo

A manutenção do bloqueteamento da rua Romúlo Rios no bairro Colina Park, em toda sua extensão; manutenção do bloqueteamento da rua José Carlos Vilela no bairro Colina Park, em toda sua extensão; construção de abrigo de ponto e parada de ônibus na avenida Brasil T-1, entre rua Cascalheira e rua Castelo Branco, bairro Nova Brasília, foram requeridas em favor população ji-paranaense pelo vereador Edilson Vieira (PMDB).

 

Recapeamento

O vereador Joaquim Teixeira dos Santos requereu, após deliberação em plenário, o cascalhamento na rua Vinícius de Morais, entre a av. Edson Lima do Nascimento e rua Xapuri, bairro São Pedro; patrolmento e cascalhamento na rua Amapá, entre rua Aurélio Bernardi e avenida das Seringueiras, bairro Valparaíso; recapeamento da rua São Cristóvão, entre as avenidas Monte Castelo e Menezes Filho no bairro Jardim dos Migrantes.

 

Dia da Escola Bíblica Dominical

O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) agradeceu o apoio do plenário da Câmara na primeira votação do Projeto de Lei nº 3663/2017, que “inclui no Calendário Oficial do Município de Ji-Paraná o Dia da Escola Bíblica Dominical”.

 

Escola Gonçalves Dias

A vereadora Silvia Cristina (PDT) usou a tribuna da CMJP para agradecer à Prefeitura de Ji-Paraná pela pavimentação asfaltíca da rua Elias Cardoso Balau que liga os bairros Jardim Aurélio Bernerdi e São Bernardo e também à Escola Estadual Gonçalves Dias pela contribuição de R$ 7.273,00 ao Hospital do Câncer de Barretos arrecadados com uma feira de artesanato realizada pela unidade de ensino em favor do hospital.  

 

Pavimentação

Foram aprovados o requerimento de autoria da vereadora Silvia Cristina (PMDB) requerendo a pavimentação da rua Itapevi, no bairro Jorge Teixeira.

 

Projeto lido em Plenário:

Projeto de Resolução nº 223/2017, de 2 de agosto de 2017, que “Dispõe sobre a organização da Escola do Legislativo na Câmara Municipal de Ji-Paraná”.

 

Projetos aprovados em primeira votação:

- Projeto de Lei no 3663/2017, que “Inclui no Calendário Oficial do Município de Ji-

Paraná o Dia da Escola Bíblica Dominical”.

 

- Projeto de Decreto Legislativo no 223/2017, que “Outorga o Titulo Honorifico de

“Cidadão Honorário Ji-paranaense” ao Excelentíssimo Senhor Laerte Gomes –

Deputado Estadual”.