Informe Legislativo 21ª Sessão Ordinária

por jip — publicado 11/08/2017 11h16, última modificação 11/08/2017 11h16

Poder Legislativo Municipal

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Informe Legislativo

21ª Sessão Ordinária

 

Sessão

A 21ª Sessão Ordinária de terça-feira (8) foi presidida pelo presidente Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pelo vereador Edivaldo Gomes (PSB). Na Sessão foram aprovados requerimentos que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

Ressonância Magnética

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Ji-Paraná, o vereador Edivaldo Gomes (PSB) afirmou que foram mantidos contatos com o secretário estadual adjunto da Saúde, Luiz Eduardo Maiorquim, na semana passada, em Porto Velho, para que o município possa oferecer exames de ressonância magnética custeados pelo governo estadual.

De acordo com o vereador, Luiz Eduardo Maiorquim afirmou que o processo de licitação no município foi “vago”, por não ter empresas interessar em se instalar na cidade para prestar o serviço. No entanto, o secretário adjunto solicitou ao vereador que realize um levantamento das clínicas particulares que realizam o exame para o credenciamento pela Secretaria Estadual da Saúde.

Luiz Maiorquim assegurou que há legalidade no credenciamento das clínicas pelo fato de, por duas vezes, o processo de contratação do serviço de ressonância não ter tido empresas interessadas. O vereador ji-paranaense afirmou que realiza o levantamento das clínicas e se elas estão dispostas a atender o poder público. No entanto, Edivaldo Gomes alertou para o fato de o preço do exame praticado pelo SUS ser muito abaixo do valor de mercado. “Esperamos poder contar com uma solução para atender a população carente da nossa cidade”, assegurou.

 Reconhecimento

O vereador Clodoaldo Cardoso (PR) subiu na tribuna da Câmara para agradecer ao prefeito Jesualdo Pires (PSB) pelas ações de recuperação de estradas realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) na área rural de Ji-Paraná.

Clodoaldo Cardoso citou os com exemplos os trabalhos em andamento nas linhas 102, 98, Santa Rita no setor chacareiro e reforçou atenção que o secretário municipal de Obras, Milton Félix, tem dado às estradas vicinais.

“O prazer que eu tenho nesse mandato é servir à comunidade. E quando eu consigo isso, não para a minha grandeza, mas para os moradores dos bairros, das linhas, é muito satisfatório”, admitiu.

 Título Honorário Ji-paranaense

Lorenil Gomes (PTB) agradeceu o apoio dos vereadores na concessão do Título Honorífico de Cidadão Honorário Ji-paranaense ao deputado estadual Laerte Gomes, provado na sessão ordinária de 8 de agosto.

Em sua justificativa o vereador, afirmou que o deputado é atuante no município de Ji-Paraná e apresentou uma relação de recursos, provenientes de emendas parlamentares, aplicadas pela administração municipal.

Segundo Lorenil Gomes, conforme a Lei Municipal Nº 177/88, o Título de Cidadão Honorário Ji-paranaense deve ser outorgado a personalidades comprovadamente dignas de honrarias.  Sendo assim, o deputado estadual Laerte Gomes é merecedor desta homenagem por seu desempenho e relevantes serviços prestados à população ji-paranaense.

Ponte na Linha 74

O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) disse que cobrou do diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), Ezequiel Neiva, a reconstrução de uma ponte na Linha 74. De acordo com o vereador, a falta da ponte está obrigando os moradores a um longo desvio, retardando o transporte da produção agrícola. Joaquim Teixeira afirmou que Ezequiel Neiva se comprometeu em resolver o problema.

Elogios a parlamentares

Da tribuna, o vereador peemedebista elogiou a atuação do deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) e do deputado federal Marcos Rogério (DEM) na obtenção de recursos para os setores da saúde, infraestrutura, esporte e educação do município, que têm melhorado a qualidade de vida da população ji-paranaense.

 Busca por recursos

A busca por recursos e a fiscalização das ações da administração pública foi o tema do discurso do vereador Isaías Arnica (PSB) na sessão ordinária da última terça-feira (8). Ele anunciou também o retorno das atividades do frigorífico Frialto, localizado na RO-135, rodovia estadual de acesso ao Distrito de Nova Londrina.

Isaías Arnica lembrou que ao entrar em funcionamento, a unidade frigorífica deverá incentivar a economia local com a geração de renda e emprego.

O vereador ji-paranaense ainda parabenizou o deputado estadual Laerte Gomes pelo Título Honorífico de Cidadão Honorário Ji-paranaense, a atuação do parlamentar em garantir recursos para o município e pela atenção prestada aos vereadores no gabinete  dele na Assembleia Legislativa de Rondônia.   

Bosques dos Ipês

O vereador Du Galdino (PSDB), em pronunciamento, agradeceu o empenho do vereador Edivaldo Gomes, ao lado de outros vereadores, por em sensibilizar a bancada federal em alocar recursos para a reconstrução do sistema de esgotamento sanitário, anunciado na semana passada, pelo senador Valdir Raupp (PMDB), no conjunto habitacional Bosques dos Ipês.

 

O vereador reconheceu o esforço do prefeito Jesualdo Pires em buscar e garantir recursos para que os moradores do bairro não tivessem que conviver com o esgoto a céu aberto. E também pela continuidade da pavimentação com bloquetes no bairro Jardim Presidencial.

Du Galdino ainda solicitou do secretário de Obras, Milton Félix, que providenciasse caminhões-pipa para atender a moradores que pedem para molhar as ruas com mais tráfego de veículos por causa da poeira.

Dia dos Pais

O vereador Jhony Paixão (PRB) lembrou a comemoração do Dia dos Pais, no próximo domingo (13) e parabenizou a todos pela data. Ele reconheceu os esforços de todos que participaram e contribuíram para instalação do Colégio Militar em Ji-Paraná. E citou que existe uma fila de espera para ingressar na instituição de ensino militar. E agradeceu a servidores da Semosp pelo atendimento da população.  

Pavimentação e recuperação de ruas

O vereador e presidente da CMJP, Affonso Cândido (DEM) teve aprovados requerimentos para instalação de tachas refletivas (olho de gato), em toda extensão da estrada Pastor Severo Antônio de Araújo na RO-135, que liga ao Distrito de Nova Londrina, a recuperação da pavimentação da Rua Wadih Said Klaime, em toda sua extensão no Bairro Bosque dos Ipês, a recuperação da pavimentação da Rua Iolanda Gonçalves, em toda sua extensão no Bairro Bosque dos Ipês, a pavimentação da Av. Guanabara, entre a Rua Missionário Gunnar Vingren (T-04) e Rua José Eduardo Bezerra (T-05), no Bairro São Francisco, a recuperação asfáltica da Rua Eduardo B. Silva, em toda sua extensão no Bairro Parque dos Pioneiros, a manutenção de vazamento na rede de água da Caerd, na Rua B, esquina com a Rua Maracatiara (T-20), no Bairro Mário Andreazza, a implantação de ciclovia com início na Avenida Brasil no Bairro Habitar Brasil até a Linha 128, na altura da Comunidade São Sebastião (no Cristo Redentor), a instalação de tachas refletivas (olho de gato), em toda extensão da estrada Pastor Severo Antônio de Araújo – RO-135, que liga ao Distrito de Nova Londrina e a pavimentação asfáltica da Rua Júlio Prestes, em toda sua extensão no Bairro São Pedro.

Linha 90

O plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou o requerimento do vereador Lorenil Gomes (PTB) para patrolamento e cascalhamento da Linha 90, em toda sua extensão.

Rua Maracatiara

A vereadora Cláudia de Jesus (PT) teve o requerimento aprovado solicitando a manutenção do bloqueteamento da Rua Maracatiara (T-20), entre a RO-472 (Linha 94) e Rua Brasiléia.

 

Sinalização de ruas

Os requerimentos do vereador Jhony Paixão (PRB) foram aprovados pelo plenário da CMJP e solicitam estudo para implantação de rotatória entre as ruas Dom Bosco e Mato Grosso, bairro Casa Preta, a implantação de placa de sinalização indicativa de lombada na Avenida das Seringueiras (T-14), entre a Rua Santa Clara e a Rua Tarauacá, a implantação de placa de sinalização indicativa de lombada na Rua Castelo Branco (T-1), Bairro Nova Brasília, bem como pintura de faixa refletiva na lombada, a colocação de tampa e limpeza de bueiro localizado na Rua Acre, entre a Rua Calama e a Rua Vicente Sabará Cavalcante, a implantação de redutor de velocidade na Rua José Almeida, n. 194, Bairro União 2, a implantação de placa de sinalização, a remoção de entulhos na Rua da Proclamação no início da Rua Sena Madureira, em frente ao nº 25, Bairro Primavera e o patrolamento e cascalhamento da Rua Esperança no Bairro Habitar Brasil.

Pavimentação de Ruas

A vereadora Ida Fernandes (PV) teve o requerimento aprovado pela CMJP em que solicita a pavimentação asfáltica na rua José Alencar, da rua Amazonas até o Parque Ecológico no bairro Primavera.

Bloqueteamento

O vereador Obadias Ferreira (DEM) requereu, após deliberação em plenário,  patrolamentos e cascalhamentos da Rua Rio Mamoré, em toda sua extensão no Bairro Bela Vista, a Rua Rio Madeira, em toda sua extensão nos Bairros Bela Vista e Dom Bosco, a Rua Rio Guaporé, em toda sua extensão no Bairro Dom Bosco, Rua Avenca, em toda sua extensão no Bairro Santiago, e bloqueteamento da Rua Rio Tapajós, entre Rua Porto Velho e Rua Mato Grosso, Bairro Dom Bosco e de redutores de velocidade (quebra-mola) e sinalização em frente à Escola Coronel Jorge Teixeira no Distrito de Nova Londrina.  

Espaço do Idoso

A vereadora Silvia Cristina (PDT) requereu que fosse instalado um “Espaço do Idoso” para realizar atividades físicas e socioeducativas para a terceira idade, no Bairro São Bernardo e a aquisição de dois veículos para a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Ji-Paraná (AMT).

Pavimentação e Unidade Escolar

Joaquim Teixeira (PMDB) pediu que sejam pavimentadas as Rua Manoel Vieira dos Santos, entre Rua Governador Jorge Teixeira e Avenida Guanabara, Bairro São Francisco, a Rua Mogno, entre as Ruas Governador Jorge Teixeira e Curitiba, Bairro Nova Brasília, a Rua Boa Vista, entre as Ruas Mogno e Ipê, Bairro Valparaíso e a instalação de uma unidade escolar  no Bairro Valparaíso.

Implantação de Rotatória

Atendendo a pedido da comunidade, o vereador Du Galdino (PSDB) requereu a implantação de rotatória no cruzamento das ruas 6 de Maio e Dom Augusto, Bairro Centro.

Redutores no Novo Ji-Paraná

O vereador Ademilson Procópio teve aprovados os requerimentos em que solicita a colocação de dois redutores de velocidade na Avenida Walmar Meira, próximo à Igreja Assembleia de Deus da Missão no Bairro Novo Ji-Paraná, a recuperação e colocação de bueiro no trecho da Linha 207, km 14 zona rural (Serra do Zé Tereza), a substituição de ponte de madeira por bueiro armcona Linha 206, km 13, zona rural e a limpeza no Bairro Açaí e manutenção das ruas bloqueteadas.

Escolas Municipais

O vereador Edilson Vieira (PMDB) teve requerimentos aprovados solicitando a construção de um auditório na Escola de Ensino Fundamental Ulisses Matosinho Peres Pontes, a manutenção dos blocos sextavados da Rua Porto Velho, trecho entre Rua Fernandão e Rua dos Colegiais, Bairro Dom Bosco, a instalação de coifas nas cozinhas das Escolas de Ensino Fundamental Ulisses Matosinho Peres Pontes, Antônio Prado, Paulo Freire, Pérola, Nova Aliança, Rio São Francisco, Edson Lopes, Professor Irineu A. Dresch e São Gabriel, a contratação de cuidadores para pessoas com necessidades especiais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Matosinho Peres Pontes.

Moção de Aplauso

A CMJP aprovou Moção de Aplausos nº. 018/2017, de autoria do Vereador Edilson Vieira que expressa homenagem e reconhecimento à 1ª Igreja Batista, por meio de sua diretoria e líderes pela realização da Casa do Julgamento.

 -- 

Departamento de Comunicação  

Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP)

(69) 3416-6509