Informe Legislativo 17ª Sessão Ordinária

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Informe Legislativo

Sessão

A 17ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (29), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos e projeto que beneficiam a comunidade em várias áreas.

Moção

Os vereadores concederam Moção de Aplausos para a diretoria da Cresol pelos 10 anos de existência. A propositura é da vereadora Cláudia de Jesus (PT). Os representantes da Cresol agradeceram a homenagem.

Academia de Esportes e Preços Abusivos

Além de anunciar uma academia de esportes para o Espaço Benedita Gomes (Redondo do Parque São Pedro), com recursos do deputado federal Lúcio Mosquini (MDB), o vereador Edivaldo Gomes (PSB) disse que continua vigilante quanto a possíveis preços abusivos neste período de paralisação dos transportes. Edivaldo Gomes (PSB) enviou ofício ao Procon pedindo reforço na fiscalização e recebeu resposta do órgão de que está com maior atenção neste período.

Bosque dos Ipês

Du Galdino (PSDB) disse que esteve em Porto Velho em reunião com a engenheira responsável pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Bosque dos Ipês e foi informado que em 20 dias uma equipe fará a desobstrução da rede de esgoto e uma limpeza geral no local.

Tribuna

Lorenil Gomes (PTB) comentou sobre a paralisação dos caminhoneiros e do seu requerimento aprovado solicitando conversão da Rua Júlio Guerra de mão única para sentido mão dupla, entre a avenida Cloves Arraes e Rua Presidente Vargas, no Centro. O vereador agradeceu ao deputado federal Nilton Capixaba que disponibilizou um caminhão caçamba e uma pá carregadeira para o projeto Porteira Dentro.

Caminhoneiros e Convênio

Marcelo Lemos (PSD) também falou sobre a paralisação dos caminhoneiros e parabenizou o deputado Laerte Gomes por liberar uma emenda de R$R$ 209 mil para reforma e ampliação da Creche Cantinho do Céu.

RRS e Audiência

Cláudia de Jesus (PT) parabenizou a organização da Rondônia Rural Show, falou sobre os resultados e ressaltou que o evento tem ganhado o público tanto do campo quanto da cidade, ficando feliz com o resultado por saber que o seu pai e ex-deputado Anselmo de Jesus é um dos idealizadores do evento. A vereadora disse que a Audiência Pública para tratar da situação do Residencial Morada Melhor I será realizada no dia 13 de junho, a partir das 8 horas, no plenário da CMJP.

Dia do Desafio e Residencial Rondon

Jhony Paixão (PRB) convidou todos para participar do Dia do Desafio e teceu comentário sobre a situação do Residencial Rondon, informando que amanhã (30) acontecerá uma reunião com o ministro das Cidades para tratar sobre a entrega das casas. O vereador também falou sobre a situação da paralisação dos caminhoneiros.

Paralisação

Joaquim Teixeira (MDB) comentou sobre a paralisação dos caminhoneiros, que são pessoas que merecem respeito e consideração.

Tribuna I

Ida Fernandes (PV) falou sobre o bloqueteamento do bairro Jardim dos Migrantes e dos trechos que precisam ser concluídos. A vereadora solicitou o cascalhamento e patrolamento da rua Vainer de Falco no bairro Alto Alegre e parabenizou os caminhoneiros pela paralisação.

PROJETO APROVADO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO

-Projeto de Lei nº 3751/2018, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços públicos no âmbito do Município de Ji-Paraná, a dar preferência no atendimento, não retendo em filas, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. O Projeto é de autoria da vereadora Silvia Cristina (PDT).