Ida Fernandes requer monitoramento de passageiros no terminal rodoviário

por fernanda — publicado 28/08/2020 09h45, última modificação 28/08/2020 09h45
O objetivo da solicitação é identificar pessoas com os sintomas da Covid-19 e tomar providências necessárias para evitar a disseminação do vírus

O plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou, terça-feira (25), requerimento da vereadora Ida Fernandes (DEM) que solicita que equipes da Vigilância Sanitária Municipal fiscalizem o fluxo de passageiros no Terminal Rodoviário Antônio José Cândido de Ji-Paraná.

De acordo com Ida Fernandes, o objetivo do pedido é identificar passageiros com os sintomas do novo coronavírus (Covid-19) e tomar as providências necessárias para evitar a disseminação do vírus no município. “A rodoviária de Ji-Paraná está sendo esquecida pelas autoridades em saúde”, admitiu.

A vereadora quer que os agentes da Vigilância Sanitária, com a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), atuem na fiscalização de passageiros que chegam nos ônibus interestaduais e intermunicipais que desembarcam no terminal, principalmente de regiões ou estados com maior número de casos notificados pelo Ministério da Saúde.

Segundo Ida Fernandes, a abordagem deve ser feita no desembarque com aferição de temperatura corporal, orientações sobre distância segura, uso de álcool gel e, nos casos em que o passageiro apresentar de sintomas da doença, realizar teste rápido e recomendar a quarentena de 14 dias, em casa, com observação.

“Apresentei o requerimento e o plenário da CMJP aprovou pelo fato de concordarmos que a rodoviária tem um grande fluxo de passageiros diariamente, e não possui nenhuma fiscalização para averiguar a temperatura das pessoas e possíveis aglomerações”, justificou a vereadora.

Texto: Jairo Ardull