Ida Fernandes pede que idosos evitem circulação em lugares públicos

por fernanda — publicado 18/03/2020 09h54, última modificação 18/03/2020 09h54

A vereadora Ida Fernandes (PV), que tem atuação parlamentar em favor de pessoas da terceira idade no município, usou a tribuna da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) para pedir que idosos evitem circular em lugar de grande concentração, em função dos casos suspeitos do Covid-19, coronavírus, na cidade.

“Embora, não tenhamos a confirmação oficial desse vírus no estado de Rondônia, ele está em muitos estados brasileiros e pode, a qualquer hora, chegar aqui em nossa cidade. Por isso, é preciso que a pessoa idosa redobre os seus cuidados, por ser o grupo mais suscetível à doença”, previu a vereadora.

Para os idosos, em especial, o Covid-19 é, ainda, mais perigoso. A taxa de letalidade do vírus é considerada baixa (entre 2% e 3%, segundo a Organização Mundial da Saúde), mas o percentual sobe para 8% em pacientes de 70 a 79 anos e chega a 15% em maiores de 80 anos.

De acordo com a vereadora, muitos dos serviços prestados no Centro Municipal de Convivência do Idoso foram suspensos para evitar um futuro contágio. Segundo ela, o prazo estabelecido pela Prefeitura de Ji-Paraná foi de 15 dias, prorrogáveis por mais 15 dias.

“Talvez essa seja a chance, tomando todos os cuidados prevenção, de a família se aproximar do idoso que ela tem em casa para acompanhar de perto seu estado de saúde, mental e emocional. Muitas vezes, o que eles mais precisam é de carinho e compreensão”, lembrou Ida Fernandes.

Texto: Jairo Ardull