Ex-vereador Daniel Assunção é homenageado com título de Cidadão Ji-paranaense

por jip — publicado 22/04/2019 11h36, última modificação 28/01/2020 15h34
O reconhecimento público foi proposto pelo presidente da CMJP, vereador Affonso Cândido

O ex-vereador Daniel Torres de Assunção (1983-1988) foi homenageado com o título de Cidadão Honorífico Ji-paranaense pela Câmara Municipal de Ji-Paraná na sessão ordinária de terça-feira (16). O reconhecimento foi proposto pelo presidente da CMJP, vereador Affonso Cândido (DEM).

De acordo com Affonso Cândido, a homenagem a Daniel Torres de Assunção é a continuidade das comemorações pelos 35 anos de instalação da Câmara Municipal de Ji-Paraná, em 1º de fevereiro de 1983. Na 1ª Legislatura, foram eleitos 15 vereadores que, excepcionalmente, teve duração de seis anos.   

“O reconhecimento público ao pioneiro e ex-vereador de Ji-Paraná é também uma extensão a todas às pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para o engrandecimento político e o crescimento econômico e social do município”, acrescentou o presidente da CMJP. 

Daniel Assunção nasceu em 26 de junho de 1942, na localidade de Serra dos Matões, Distrito de São José dos Matões, hoje cidade de Parnarama, no estado do Maranhão. Do estado natal, o ex-vereador migrou para Teresina (PI), São Paulo (SP) e Itumbiara (GO), até chegar ao Distrito de Rondônia (Vila de Rondônia), atual Ji-Paraná, em 1974.

Na futura Ji-Paraná (emancipação ocorreu em 1977), Assunção trabalhou como produtor rural e, em 1982, foi eleito, pelo PMDB, vereador na primeira eleição realizada no município.

 “O título de Cidadão Honorífico Ji-parananese faz jus ao comprometimento de Daniel Assunção com a vida pública, por até os dias de hoje acompanhar ativamente as sessões legislativas da CMJP, dando mostras de sua elevada preocupação com o presente e futuro do município”,  lembrou Affonso Cândido.   

Texto: Jairo Ardull

Foto: Marcos Gomes