CMJP instala CI para investigar falhas no enfrentamento da Covid

por fernanda — publicado 13/08/2020 09h53, última modificação 13/08/2020 09h53
O pedido para instalação da Comissão de Inquérito foi votado na sessão ordinária de terça-feira (11) e recebeu 16 votos a favor

O plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) aprovou, terça-feira (11), requerimento da vereadora Ida Fernandes (DEM) para instalação de Comissão de Inquérito para investigar falhas no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

O requerimento foi motivado por denúncias de falhas em decisões da Semusa que envolveram servidores e o secretário Rafael Papa, provocando o aumento de casos da doença e mortes nos últimos meses no município. Ele recebeu 16 votos a favor e teve uma ausência.

Questões que envolvem o aumento do número casos da Covid-19, reclamações sobre ações efetivas da Semusa, falta de informações a respeito dos recursos aplicados no combate à pandemia e a recusa do secretário de Saúde em aceitar sugestões e proibir a fiscalização de vereadores, provocaram o pedido de instalação da CI.

De acordo com o presidente da CMJP, Affonso Cândido (DEM), a dever da instituição legislativa apurar fatos que envolvam a saúde pública, principalmente, no período de pandemia. “Devemos explicações à sociedade que muito tem reclamado das ações da Semusa”, admitiu.

Segundo o vereador Marcelo Lemos, a CI é será instalada para apurar denúncias. “Não existe nada concreto, ainda. São denúncias que chegam aos vereadores todos os dias e que precisam de uma resposta. As pessoas recorrem à Câmara de Ji-Paraná para que nós, vereadores, tomemos providências”, avaliou.

Para a vereadora Cláudia de Jesus (PT), são recorrentes os pedidos de informações encaminhados pela CMJP ao secretário Rafael Papa. “Eu só lamento essa CI não ter sido instalada antes. Talvez não tivéssemos perdido tantas vidas, provocadas por decisões erradas da Semusa”, frisou.

A Comissão de Inquérito para investigar as medidas de enfrentamento da Covid-19 terá como presidente o vereador Edilson Vieira (MDB), relatora vereadora Cláudia de Jesus (PT) e membros os vereadores Welinton Fonseca (MDB), Beto Wosniach (PDT) e Edivaldo Gomes (PSB).

Texto: Jairo Ardull

Foto: Marcos Gomes