CMJP aprova pedido de afastamento do vereador Clodoaldo Cardoso

por jip — publicado 18/04/2018 14h07, última modificação 28/01/2020 15h38
Por nove votos a favor, três contra e cinco ausências, a Câmara aprovou o pedido protocolado pela defesa do vereador

A Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) aprovou, na terça-feira (17), pedido de afastamento de mandato do vereador Clodoaldo Cardoso (PR) que responde a processo de assassinato. A sessão marcou também o retorno das sessões ordinárias ao plenário do Palácio Abel Neves, depois de passar por reforma.

Por nove votos a favor, três contra e cinco ausências, a CMJP aprovou o pedido de afastamento protocolado pelo vereador Clodoaldo Cardoso, que está detido desde o dia 15 de fevereiro de 2018. Cardoso é acusado de cometer um assassinato no dia 10 de fevereiro deste ano.

De acordo com o presidente, Affonso Cândido, o regimento interno prevê o afastamento do mandato de vereador por até 120 dias, sem remuneração, para tratar de interesses particulares. “ O vereador [Clodoaldo Cardoso] não perde o mandato por causa do pedido de licença”, esclareceu.

Com o afastamento de Clodoaldo Cardoso, a CMJP deve dar posse ao 1º suplente da coligação Beto (Gilberto) Wosniach (PR), que nas eleições municipais de 2016 obteve 716 votos. A mesa diretora da Câmara ainda deve anunciar a data da posse do novo vereador.

A sessão ordinária também foi acompanhada por moradores da Linha Itapirema que reivindicavam a pavimentação da estrada rural. A coordenadora da Comunidade São Francisco, Sirderli Rodrigues, a convite do vereador Lorenil Gomes (PTB), usou a tribuna da CMJP para cobrar da administração municipal a conclusão da obra.

Lorenil Gomes ainda apresentou requerimento para formação de uma comissão de vereadores para acompanhar a reivindicação dos moradores.  Na sessão, os vereadores Cláudia de Jesus (PT) e Edivaldo Gomes (PSB) solicitaram a realização de uma audiência pública para tratar da situação do Residencial Morada Melhor I.

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 3735/2018 que dispõe sobre alteração na Lei Municipal n° 1403 de 20 de julho de 2005, que instituiu o regime próprio de Previdência Social. A proposta de emenda à Lei Orgânica do Município nº 039/2018, que entraria em votação, foi retirada de pauta pelo pedido de vista do vereador Welliton Fonseca (PP).

Plenário reformado

“Hoje está sendo entregue à comunidade ji-paranaense o plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná completamente reformado para que possa ser usado como um espaço de discussões e aprimoramento das relações institucionais, democráticas e cidadãs”, afirmou Affonso Cândido no encerramento da sessão.

“No período de obras, foram realizadas sessões itinerantes em toda a cidade para ficarmos mais perto e ouvir as reivindicações da população. E de volta ao Palácio Abel Neves, vamos continuar mantendo esses laços de confiança e respeito para sempre podermos dizer que esta é a casa do povo”, acrescentou.

FONTE DA INFORMAÇÃO

|Texto: Jairo Ardull