Câmara recebe alunas do projeto educacional Trilhas: Juventude, Política e Cidadania

por decom publicado 02/05/2024 09h10, última modificação 02/05/2024 20h14
Alunas e professora da escola Gonçalves Dias, acompanhadas pela vereadora Verá Márcia, conheceram as instalações da Câmara desde gabinetes políticos, departamentos administrativos e plenário, e foram informadas das ações legislativas.

Câmara Municipal de Ji-Paraná fez parte do processo de aprendizagem do grupo de alunas do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Gonçalves Dias, e que são contempladas pelo projeto de extensão curricular Trilhas de Aprofundamento de Área do Conhecimento, uma proposta didático-pedagógica integrante para a aplicabilidade do Novo Ensino Médio.

A visita pedagógica, realizada na última terça-feira (30), foi acompanhada pela vereadora Verá Márcia, que conduziu alunas Amanda Idelfonso e Flávia Alessandra Anastácio e a professora Thaiane de Lima pela sede da Câmara municipal, apresentando toda sua estrutura física, informando sobre o funcionamento dos gabinetes políticos, dos departamentos administrativos e das sessões plenárias.

A vereadora ainda esclareceu às estudantes sobre o papel do vereador, destacando suas atribuições de representante dos interesses do povo, propositor de leis e fiscalizador do Poder Executivo.

A professora Thaiane explicou que as Trilhas de Aprofundamento as Áreas do Conhecimento são disciplinas que ofertam ao aluno um conjunto de situações e atividades educativas sintonizadas com o contexto e as aspirações dos estudantes.

De acordo com a metodologia do projeto educacional, professores e equipe pedagógica apoiam os estudantes no processo de escolha das Trilhas de Aprofundamento que estejam em consonância com o projeto de vida dos mesmos. A trilha (disciplina) escolhida pelas alunas Amanda e Flavia foi Juventude, Política e Cidadania.

“O projeto Trilhas tem por objetivo assegurar aos estudantes o atendimento às suas necessidades, expectativas e os interesses que contemplem os seus projetos de vida, a fim de viabilizar o desenvolvimento de competências e habilidades”, ressaltou a professora.

A vereadora Vera Márcia enalteceu a proposta pedagógica, bem como a escolha das alunas, destacando que a juventude tem papel fundamental na construção de uma sociedade mais democrática e justa.

“Esse é um projeto de formação grandioso! E essa disciplina desenvolvida é de suma importância para o presente e futuro de toda nossa sociedade. A política sempre vai existir, e a cidadania é um dever e direito de cada um de nós. Mas, para que isso ocorra é necessária a participação dentro de espaços que exercitem nossa cidadania e despertem nossa consciência crítica. Por isso, estou entusiasmada com a participação da Câmara nesse processo de aprendizagem”, disse a parlamentar ao apresentar o plenário às estudantes.