Câmara presta homenagem aos membros do Conselho Municipal de Saúde

por decom publicado 21/03/2024 15h35, última modificação 30/03/2024 23h39
Sessão Solene evidenciou o compromisso e a dedicação dos conselheiros municipais de saúde na busca por uma saúde pública de qualidade e acessível para toda população de Ji-Paraná

Na noite desta quarta-feira, dia 20, a Câmara Municipal de Ji-Paraná promoveu Sessão Solene em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos membros do Conselho Municipal de Saúde. A homenagem, marcada pela entrega de Moção de Aplauso, foi uma iniciativa do vereador Roni Matos (PSDB) e contou com a aprovação unânime dos demais parlamentares.

O Conselho Municipal de Saúde, uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, e que se dedicam voluntariamente. Com um total de 40 Conselheiros, entre titulares e suplentes, o órgão desempenha um papel crucial na fiscalização dos serviços de saúde no município, na proposição de políticas públicas de saúde e na promoção do bem-estar.

O vereador Roni Matos enfatizou a importância do trabalho realizado pelo Conselho e ressaltou o comprometimento dos seus membros com a causa da saúde pública. "É com grande apreço que prestamos essa homenagem aos integrantes do Conselho Municipal de Saúde, que desempenham um papel essencial na garantia do direito à saúde em Ji-Paraná. Suas contribuições têm sido fundamentais para o fortalecimento do sistema de saúde do município e para o atendimento das necessidades da comunidade", observou o parlamentar, que é ex-conselheiro municipal de saúde.

O presidente do Conselho, Edi Semeão do Carmo, expressou sua gratidão pela homenagem e reafirmou a notabilidade do trabalho conjunto realizado pelos conselheiros para garantir uma saúde pública de qualidade em Ji-Paraná. "É com grande satisfação que recebemos essa Moção de Aplauso, que representa o reconhecimento do nosso empenho em defender os interesses da população em relação à saúde. Estamos comprometidos em continuar trabalhando para garantir o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde em nosso município, com qualidade e para todos", afirmou.

O Conselheiro Jurídico, Jacinto Pinto, também destacou a relevância do Conselho Municipal de Saúde como um espaço democrático de participação da comunidade na gestão pública da saúde. "Quando se fala em Conselho Municipal de Saúde, temos que mencionar que é um órgão de controle social, construtivo e deliberativo. Acompanha a gestão pública naquilo que tange a aplicação dos recursos e a promoção da saúde. Estamos aqui para representar os interesses da população e assegurar que os serviços de saúde sejam prestados de forma adequada e eficiente", declarou Jacinto Pinto.

A entrega da Moção de Aplauso evidenciou o valor do trabalho realizado pelos voluntários e reafirmou o compromisso da Câmara Municipal de Ji-Paraná com a promoção da saúde e o reconhecimento dos que lutam por ela.