Câmara aprova convocação de secretária da Saúde

por jip — publicado 11/06/2019 08h26, última modificação 28/01/2020 15h41

O plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) aprovou, por unanimidade, na terça-feira (4), a convocação da secretária municipal da Saúde, Guaraciaba Herminda Teixeira, para prestar esclarecimentos sobre as ações da pasta. O requerimento de convocação foi proposto pelos vereadores Edivaldo Gomes (PSB) e Lorenil Gomes (PTB).

Questões que envolvem o setor da saúde dominaram a pauta de debates no plenário da CMJP na sessão de terça-feira. Vereadores criticaram o entendimento nas unidades básicas de saúde, no Hospital Claudionor Roriz, falta de médicos e medicados, e a forma como os parlamentares são recebidos ao reivindicar em “nome da população”.

Uma audiência pública (AP) para discutir assuntos relativos à saúde municipal estava agendada para o dia 15 de maio de 2019. No entanto, a AP teve que ser adiada em função de a secretária de Saúde, Guaraciaba Teixeira, e o diretor-geral do HM, Rafael Papa, não comparecerem por assumir compromissos anteriores à audiência.

“Ficou a expectativa pela vinda da secretária Guaraciaba Teixeira e do diretor Rafael Papa, na audiência do dia 15, mas compromissos em Porto Velho a impediram de estar aqui. De lá para cá, novos fatos surgiram e esperamos por esclarecimentos quando ela atender à convocação”, explicou Edivaldo Gomes, autor do pedido da AP.

De acordo com Lorenil Gomes, muitos questionados devem ser feitos à secretária da Saúde. O vereador adiantou que Guaraciaba Teixeira tem evitado a atender os parlamentares. “Somos representantes eleitos pela população, e quando algo na administração pública está errado, é a nós que ela recorre”, assegurou.

Estarão em pauta, no depoimento da secretária, o quadro reduzido de médicos, falta de medicamentos (nas UBSs, HM e Farmácia Básica), escala de servidores, longo de tempo de espera nas filas para atendimentos e cirurgias.

Texto: Jairo Ardull

Foto: Paulo Baltazar