Ademilson Procópio pede regularização de terrenos do bairro Novo Horizonte

por jip — publicado 28/09/2017 10h55, última modificação 28/01/2020 15h36
O vereador pediu prioridade no processo de concessão do título definitivo da área pelas secretarias de Regularização Fundiária e Meio Ambiente

A regularização dos terrenos do bairro Novo Horizonte (1º distrito) foi requerida à Prefeitura de Ji-Paraná pelo vereador Ademilson Procópio (PTB), na sessão ordinária de terça-feira (26). O pedido atende à reivindicação de moradores que reclamam da falta do documento de posse.

De acordo com Ademilson Procópio, as secretarias municipais de Regularização Fundiária e Habitação (Semurfh) e Meio Ambiente (Semeia) devem realizar a vistoria dos terrenos. Segundo ele, o prefeito Jesualdo Pires (PSB) pediu prioridade no processo de concessão do título definitivo da área.

“O morador do bairro Novo Horizonte não pode permanecer com a insegurança de não ser dono do terreno em que vive. O prefeito Jesualdo [Pires] já determinou que os secretários Reinaldo Pereira [Semeia] e Solange Pereira [Semurfh] acelerem o processo de regularização da área”, afirmou o vereador.

O bairro Novo Horizonte nasceu da ocupação de uma área, a partir dos anos de 1990, destinada a um “lixão”, que foi proibida de ser utilizada pela Justiça. “Cm o passar dos anos, os moradores foram recebendo os benefícios de água e luz, e hoje precisam ter a garantia de posse dos terrenos”, assegurou.

Em sua justificativa à prefeitura, o vereador admitiu que “transformar a perspectiva de vida da comunidade, em especial das famílias beneficiadas, interfere positivamente na gestão do território da cidade, já que regularizada, a área passa a fazer parte de cadastros municipais para cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano”.

FONTE DA INFORMAÇÃO

|Texto: Jairo Ardull