Profissionais da enfermagem participam da sessão em busca de apoio para a aprovação do PL 2.564/2020

por adm publicado 26/05/2021 10h20, última modificação 26/05/2021 10h23
Os vereadores estão juntos para ajudar no que for preciso para conceder o direito que fixa um piso salarial para a categoria, e suas outras reivindicações entre elas a que limita a 30 horas semanais a jornada de trabalho desses profissionais.

A sessão na Câmara de Vereadores na noite de terça-feira (25), contou com a presença dos profissionais da enfermagem que reivindicam a valorização da categoria e piso salarial, por meio do PL 2.564/2020, que fixa um piso salarial para a categoria e limita a 30 horas semanais a jornada de trabalho desses profissionais.
Já na abertura da sessão, o presidente da Câmara, Welinton Fonseca “Negão” (MDB), registrou a importância de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem no enfrentamento a Covid-19. “Desde o início da pandemia, os enfermeiros e demais profissionais da saúde atuam com dedicação e profissionalismo para cuidar dos pacientes que buscaram ajuda para curar a Covid-19. Os mesmos permanecem trabalhando também na vacinação, ou seja, eles estão na linha de frente para cuidar da nossa população. Por isso, nós estamos juntos para ajudar no que for preciso para conceder o direito que fixa um piso salarial para a categoria, e suas outras reivindicações entre elas a que limita a 30 horas semanais a jornada de trabalho desses profissionais”, disse Welinton Fonseca.
Marisa Miranda, representante do Conselho Federal de Enfermagem, usou a tribuna para apresentar as reais necessidades da categoria.  “Nós precisamos dessa aprovação para ser mais valorizados. E tenho certeza que muitas de vocês que estão aqui são mães, são esposas, e cuidam de suas casas quando saem dos plantões. Nós viramos noite trabalhando e quando chegamos em nosso lar temos que fazer a atividade domestica, por isso, afirmo para vocês que somos fortes, e precisamos dessa valorização profissional. Vamos nos esforçar e olhar com carinho para termos uma nova visão para a área da enfermagem”, afirmou Marisa Miranda.
Todos os vereadores dessa casa de Leis são favoráveis a valorização da categoria da enfermagem, e vão estar juntos para ajudar no que for preciso.
Durante a sessão foram aprovados três projetos de leis, um deles é de veto total ao Projeto de Lei n. 3975/2021, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a utilizar recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para a finalidade específica na presente Lei. O segundo aprovado é o Projeto de Lei n. 4000/2021 que dispõem a contratação temporária de terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo para suprir a demanda de atendimento da Saúde Pública Municipal, com serviços de qualidade para a população. Os profissionais a serem contratados deverão suprir as necessidades do Centro Especializado em Reabilitação (CER III). E por último o Projeto de Lei n. 3968/2021, de autoria da vereadora Vera Márcia (PT) que dispõe sobre a obrigatoriedade de existência de cadeira de rodas em agências bancarias, cooperativas de crédito e casas lotéricas do município de Ji-Paraná.