Vereador Negão sofre pedido de cassação na Câmara Municipal

por decom publicado 04/04/2024 10h55, última modificação 12/04/2024 11h53
Por 9 votos a favor e 6 contrários, vereadores acatam denuncia que pede cassação do vereador Negão e definem por afastamento da presidência por 90 dias

A Câmara Municipal de Ji-Paraná, durante Sessão Ordinária, nesta terça-feira (02), aceitou denúncia de ilícitos político-administrativos contra o vereador Welinton Fonseca “Negão” (MDB), presidente da Casa da Leis afastado por decisão judicial.

Apresentada pelo cidadão Fábio Gonçalves, a denúncia em desfavor de Welinton Negão versa, em resumo, sobre possível crime de impropriedade administrativa e de faltar com o decoro na sua conduta pública. Foram apresentadas acusações de quebra do princípio da impessoalidade e moralidade, conduta temerária e reiteiradas obstruções nas investigações do Poder Legislativo quando buscado investigar atos do chefe do Executivo Municipal, Isaú Fonseca, pai do denunciado.

A denúncia recebeu 9 votos favoráveis contra 6. Diante da aceitação, foi constituída a Comissão Processante, por sorteio, tendo como integrantes os vereadores Ademilson Procópio, Lorenil Gomes e Juscélia Dallapícola.  A Comissão tem o prazo regimental de 90 dias para finalizar o trabalho.

Afastamento da Presidência

Os vereadores, além da aceitação da denúncia, aprovaram pelo mesmo número de votos, o afastamento do vereador Negão da presidência da Casa por 90 dias.

Afastamento Judicial

Welinton Negão cumpre afastamento das funções legislativas desde o último dia 26 de março, em decorrência de decisão judicial resultante da operação denominada “Arcana Revelada”, por força de decisão judicial resultante da operação denominada “Arcana Revelada”, deflagrada pelo Ministério Público de Rondônia e Polícia Civil, com o objetivo de desarticular suposta organização criminosa em tese instalada nos Poderes Executivo e Legislativo do Município de Ji-Paraná.