Sessões retomam cobranças sobre desmandos de obra de esgotamento e nova lei endurece com punições

por fernanda — publicado 24/02/2023 15h36, última modificação 24/02/2023 15h36
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL TOMA MEDIDA DURA SOBRE VALAS ABERTAS, FALTA DE PLANEJAMENTO DE EMPRESAS E VEREADORES DIZEM QUE POPULAÇÃO NÃO PODE CONTINUAR SENDO PREJUDICADA

Retomada

Na sessão desta quinta-feira (23), a primeira de 2023, foram aprovados seis projetos de lei pelo vereadores de Ji-Paraná, o principal deles Trata sobre a obrigatoriedade de recuperação de pavimento em vias públicas. Realizada à noite, a sessão teve ainda debates acerca das obras realizadas pela Prefeitura e projeções para este ano. O vice-prefeito, Joaquim Teixeira, e o secretário de Administração do município, Jônatas de França Paiva, fizeram parte da mesa, enquanto o chefe de gabinete, Ney Góes Júnior, acompanhou toda sessão do plenário.

Abrindo a sessão, discursou o vereador Marcelo Lemos (PSD), que esclareceu que não houve brigas com o deputado Laerte Gomes (PSDB), mas que tomou decisão política de apoiar o recém-eleito, Nim Barroso (PSD). Lemos falou ainda sobre os avanços no esporte no município e das obras no bairro São Pedro.

Elvis Gomes (Republicanos) abordou a economia do município, destacando os recursos a mais que circulam com os reajustes concedidos aos servidores de Ji-Paraná, pelo que agradeceu o prefeito Isaú Fonseca.

Decano na Câmara Municipal, Lorenil Gomes (PSDB) falou sobre o terceiro mandato e também sobre obras, destacando os 130 quilômetros, programados pela administração municipal a serem entregues à população em 2023.

Atuante na Saúde do município, Edinho Fidélis (Republicanos) falou das mudanças na gestão do Hospital Municipal, as quais considerava necessárias, e que foram para melhor, com os médicos e demais profissionais da Saúde sendo ouvidos sobre ações que podem contribuir com o atendimento à população.

Fechando os discursos, Weliton Fonseca, o Negão (MDB), falou sobre os trabalhos de pavimentação, que estão avançando em Ji-Paraná, mesmo com o período chuvoso. A Saúde foi outro tema citado, com destaque a dados de atendimentos a toda microrregião central do Estado, polarizada por Ji-Paraná, com um salto de qualidade, que tem sido elogiado. Negão citou ainda o pioneirismo de Ji-Paraná em ter um Centro de Atendimento a Autistas e foi enfático ao dizer que a Câmara não vai permitir que obras que sejam realizadas por empresas terceirizadas causem prejuízos ou criem risco à população, como acontece atualmente com o esgotamento sanitário no Segundo Distrito.

PROJETOS APROVADOS

Aprovados são os Projetos de Lei nº 4250/2023 (que autoriza o município a conceder gratificação por produtividade), nº 4251/2023 (que autoriza crédito adicional especial), nº 4252 (que autoriza abertura de crédito adicional suplementar), nº 4253/2023 (que autoriza abertura de crédito adicional especial), nº 4254/2023 (também autorizando abertura de crédito adicional especial) e nº4249/2023 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de recuperação de pavimento, buracos e valas abertas em vias públicas no âmbito do Município de Ji-Paraná e dá outras providências.