SAMU - Affonso Cândido avalia implantação do SAMU em Ji-Paraná

por Interlegis — última modificação 28/01/2020 15h28

Interessado em ampliar o atendimento em situações de emergência, o presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, Affonso Antônio Cândido (DEM), na quarta-feira (15) recebeu informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestadas por integrantes da equipe do SAMU de Ariquemes.

Os médicos Bruno Brasil e Rodrigo Mezzomo e o enfermeiro Igor Silveira expuseram ao presidente da CMJP o funcionamento do SAMU na cidade. Segundo eles, o serviço tem possibilitado uma resposta rápida nos atendimentos de urgência à população.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências, conforme informações do Ministério da Saúde.

O médico Bruno Brasil avaliou que Ji-Paraná está apto a implantar o SAMU em função do número de habitantes (131,5 mil – dados do IBGE) e do funcionamento, em breve, de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele explicou que metade (50%) dos recursos para instalação e manutenção do serviço vem do governo federal, 25% estado e 25% município.

“O Corpo de Bombeiros realiza um atendimento de resgate e salvamento e a equipe do SAMU de atendimento pré-hospitalar que tem mais chances de evitar sequelas ou mesmo a morte da vítima”, avaliou o médico Rodrigo Mezzomo. O SAMU opera na cidade de Ariquemes desde 2012.

“A partir do momento em que a UPA entrar em funcionamento, o SAMU será o passo seguinte para melhorar ainda mais o atendimento na saúde. Por isso, a Câmara de Ji-Paraná tem se preocupado em reunir informações para auxiliar a prefeitura na implantação do serviço”, garantiu o presidente da CMJP. 

Texto: Jairo Ardull
Foto: Paulo Baltazar