CMJP aprova projeto sobre pagamento de plantões na saúde
Na 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), os vereadores aprovaram, na terça-feira (12), o Projeto de Lei nº 4418/2025, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 3355/2020, e regulamenta o pagamento de plantões extraordinários na área da saúde. O texto foi discutido em plenário e aprovado, em votação única, com 13 votos favoráveis e quatro ausências justificadas.
Lorenil Gomes (União Brasil) lembrou que o projeto já tinha sido iniciado na gestão anterior e que, hoje, se torna realidade. Agradeceu ao prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL) por entender a necessidade dos servidores da saúde, como o legislativo, em um futuro próximo, irá equiparar os salários dos servidores municipais.
O presidente da CMJP, Marcelo Lemos (Republicanos), parabenizou todos os parlamentares que aprovaram a alteração e ao prefeito que está colocando a casa em ordem e buscando alternativas para com as bancadas federais e estaduais. “Parabéns, ao vereador Edinho Fidelis [PSD] e a vereadora Rosana Pereira [Novo] que contribuíram para esse projeto”, reconheceu.
O vereador Wallisson Amaro (Republicanos) também destacou a atuação do vereador Edinho Fidelis pela atuação dele e na “causa” que vai beneficiar muitos profissionais da área. Ele ressaltou que os servidores precisam ser reconhecidos financeiramente, pois merecem prestar um serviço de qualidade para a população do município.
Geraldo da 102 (PL) parabenizou todos envolvidos na reivindicação do projeto, e frisou que ficou uma pequena diferença dos agentes auxiliares e técnicos, mas acredita que, nos próximos meses, os valores serão ajustados.
Citados por muitos, Edinho Fidelis comentou da ansiedade dos profissionais na aprovação do projeto e da valorização de quem trabalha com dedicação. Ele agradeceu a todos, executivo e legislativo, pelo empenho em buscar melhorias para o município.
O vereador Weslei Brito (PL) comentou que os vereadores são muito questionados pela valorização do servidor, e informou que o poder executivo está fazendo de forma responsável essa adequação. Para ele, é muito pertinente à causa e que, em breve, vai apresentar uma reforma administrativa.
Plenário
O vereador Anderson de Mattos (PP) abordou as questões do aumento abusivo da Caerd. Agradeceu ao prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido, ao presidente da Agerji, Fábio Gonçalves e o deputado estadual Laerte Gomes (PSD), por terem ido a Porto Velho solicitar o cancelamento da cobrança indevida. Orientou ainda como a população pode requerer o novo talão com a correção dos valores.
O vereador Geraldo da 102 (PL) tratou das cirurgias eletivas, exames de ressonância, tomografia e laboratoriais e pediu para as pessoas que estão aguardando as cirurgias que procurem as unidades de atendimento referenciadas para acompanharem o prazo. “Eu conversei com o deputado Jean Oliveira [MDB] que irá destinar R$ 200 mil para a Secretaria Municipal de Saúde para atender essa demanda”, lembrou.
O vereador Weslei Brito indagou o posicionamento do governo estadual em não concluir, de imediato, o fechamento das valas abertas durante a implantação da rede de esgotamento sanitário. Lembrou do transtorno no trânsito, problemas respiratórios na população e dificuldades de acesso aos estabelecimentos comerciais, em que muitos moradores e empresários estão querendo uma solução.
Departamento de Comunicação Social
Fotos: Márcio Ogídio
![]() | ![]() |
---|---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |