Joziel Carlos de Brito critica liberação de recursos pelo governo federal

por jip — publicado 02/09/2019 09h24, última modificação 28/01/2020 15h40
O vereador mostrou indignação com o atraso no processo de transferência de valores para o pagamento de obras no município

O vereador Joziel Carlos de Brito (MDB) criticou a postura do governo federal na liberação de recursos para o município. Ele afirmou que, em governos passados, as emendas obtidas pelos vereadores, com os representantes da bancada federal, tinham a liberação de, ao menos, metade do valor para o início da obra.

Segundo o parlamentar, com os atuais procedimentos da União, os trâmites burocráticos dificultam e atrasam o cronograma das obras. No entender de José Carlos de Brito, a nova postura deve comprometer a conclusão dos trabalhos, principalmente de pavimentação, em função do período de chuvas.

“Hoje tem que licitar, primeiro, fazer o contrato, colocar no sistema do Calha Norte [Programa do governo federal para o desenvolvimento da região Norte], e os engenheiros do Calha Norte analisam se está tudo certinho, e aí mandam para a Casa Civil, para a Casa Civil autorizar o pagamento das emendas parlamentares”, detalhou o vereador.

De acordo com o vereador, a mudança no processo prejudica a execução de obras, em função de as empresas aguardarem a liberação de novos recursos, visto que é reduzido a quantidade de profissionais da Caixa Econômica Federal para atender o país. “Isso está ficando inviável, principalmente, para nossa região”, ressaltou.

Joziel Carlos de Brito lembrou da pavimentação que ocorre no 2º distrito do município, provenientes de emenda no valor de R$ 7 milhões, de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT), que aguardam pela liberação de recursos. “Se nós tivermos mais atraso nas obras aqui, só sai no ano de vem”, lamentou.

Texto: Jairo Ardull