Câmara instaura comissão para apurar prática de nepotismo na gestão Isaú Fonseca

por decom publicado 04/04/2024 10h55, última modificação 12/04/2024 11h52
15 vereadores presentes na Sessão foram favoráveis a abertura da comissão processante que pode cassar mandato do prefeito Isaú

Em Sessão Ordinária desta terça-feira (02), os vereadores de Ji-Paraná votaram favoráveis à abertura de Comissão Processante que deverá apurar denúncia de prática de nepotismo supostamente cometida pelo prefeito Isaú Fonseca.

A acusação foi apresentada pelo cidadão Jean Cesar Alves Paiva à presidência da Casa de Leis, na última segunda-feira (01), sob alegação de nomeação da namorada de Isaú, Hunaide Horithan dos Santos, para o exercício de cargos públicos no âmbito do Poder Público. De acordo com o denunciante, tal ato é alvo de investigação dos órgãos de controle do Estado, Tribunal de Contas e Ministério Público, que apontam possível prática de ato de improbidade administrativa.

A Comissão constituída para este fim tem como membros os vereadores Wanderson Araújo (Bença), Westerley Cardoso e Beto Wosniach. Sob a presidência do vereador Bença, a Comissão tem o prazo regimental de 90 dias para finalizar o trabalho.

Afastamento

O prefeito Isaú Fonseca cumpre afastamento do cargo desde o último dia 26 de março, por força de decisão judicial resultante da operação denominada “Arcana Revelada”, deflagrada pelo Ministério Público de Rondônia e Polícia Civil, com o objetivo de desarticular suposta organização criminosa em tese instalada nos Poderes Executivo e Legislativo do Município de Ji-Paraná.