Câmara celebra Dia do Artesão e homenageia profissionais

por decom publicado 20/03/2024 12h10, última modificação 20/03/2024 18h33
Por inciativa do vereador Welinton Fonseca, mais de 100 artesãos receberam Moção de Aplauso em reconhecimento do talento e da importância do trabalho para a cultura do município

A Câmara Municipal, em celebração ao Dia Nacional do Artesão, comemorado ontem (19), homenageou com Moção de Aplauso os artesãos e as artesãs de Ji-Paraná pela data. Também, em reconhecimento ao talento, profissionalismo, fomento à atividade do artesanato e contribuição na difusão da arte e da cultura em Ji-Paraná.

O ato solene foi uma propositura do vereador Welinton Fonseca (MDB), com aceitação unânime dos demais vereadores, para entrega da honraria à mais de 100 artesão-artistas jiparanaenses, e em reafirmação da valorização aos seus trabalhos e o impulso que trazem ao desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.

O evento contou com a participação do presidente da Fundação Cultural, Adriel Fonseca, e da diretora da Casa do Artesão, Wanilda Santos. A presença dos artesãos, familiares e amigos lotou o plenário da Casa de Leis.

Welinton Fonseca, vereador presidente da Câmara Municipal, parabenizou a todos os artesãos presentes, ressaltando a admiração e o respeito do Poder Legislativo com a categoria. “Hoje é um dia especial, que nos honra e nos traz muita alegria por nos permitir externar nosso reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido por cada um de vocês, e que fortalece e engrandece nossa cultura. Parabéns pelo dia e muito obrigado por fomentarem nosso artesanato, nossa cultura e nossa economia também”, disse.

O vereador ainda ressaltou que a Casa de Leis “sempre esteve e estará à disposição para a construção de políticas públicas que valorizem e impulsionem a cultura do município”.

Adriel Fonseca endossou o ato de reconhecimento ao trabalho dos artesãos, agradecendo a Câmara pela iniciativa e parabenizando todos os homenageados da noite pela data especial e pelo recebimento da honraria.

O presidente da Fundação Cultural apontou também que o artesanato de Ji-Paraná tem marcado presença nos principais eventos e locais da cidade e se destaca como uma atividade econômica que gera emprego, renda e inclusão social, além de ser um meio de difusão e valorização da cultura. Como exemplo, citou a realização da Feira Municipal de Artes e Gastronomia (Femarte).

Wanilda Santos, destacou que já são mais de 1000 artesão em Ji-Paraná, e que a honraria destinada à classe trouxe alegria, orgulho e ainda mais incentivo para a arte do artesanato, com suas diversas técnicas manuais, materiais e produções.

A artesã Eliane Mendes, representando todos os demais artesãos presentes, manifestou o sentimento de gratidão pela celebração ao Dia do Artesão e pela homenagem por meio de Moção de Aplauso. “Muito obrigada vereadores, Fundação Cultural e Casa do Artesão por todo apoio e incentivo. É uma grande satisfação ter essa data, tão especial para nós, lembrada e registrada por vocês. Desejo que possamos continuar fazendo a arte, poque o artesanato é a nossa vida e nossa alma”, destacou.

Exposição

Obras dos artesãos e artesãs de Ji-Paraná estiveram expostas no saguão da Câmara, na noite de homenagens, e puderam ser conhecidas e admiradas. Diferentes peças, técnicas e materiais manipulados por mãos habilidosas e treinadas embelezaram o espaço, numa mostra de talento e arte.