Câmara adere à mobilização nacional em defesa do SUAS

por jip — publicado 29/11/2019 10h17, última modificação 28/01/2020 15h40
O presidente em exercício, Joaquim Teixeira, garantiu que a CMJP vai saber cumprir o papel de defender os interesses da população

Os servidores da Secretaria da Assistência Social de Ji-Paraná (Semusa) estiveram na sessão ordinária de terça-feira (26) para divulgar a mobilização nacional em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e chamar a atenção da população para a suspensão de repasses do governo federal aos municípios.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Sônia Reigosta, convidada pelo presidente em exercício, Joaquim Teixeira (MDB), para se pronunciar, o governo federal deve a Ji-Paraná R$ 1,158 milhão em repasses atrasados, que deveriam colaborar para a manutenção dos serviços de proteção básica e especial, oferecidos a 17 mil famílias inseridas no Cadastro Único.

Os vereadores receberam documento do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), entidade que representa os secretários municipais de Assistência Social de Rondônia com reivindicações da pasta. A intenção é que eles pressionem deputados federais e senadores para que o governo federal regularize o repasse o mais breve possível.

Sônia Reigota explicou que as parcelas estão atrasadas há um ano e deveriam cobrir o pagamento das despesas. “Estamos muito preocupados com esses atrasos. Até agora, a prefeitura tem mantido esses serviços com recursos que tínhamos em caixa. Mas a responsabilidade é também do governo estadual e União”, assegurou.

“Estamos juntos nesta mobilização nacional em defesa do Sistema Único de Assistência Social. Estejam certos que a Câmara Municipal de Ji-Paraná vai saber cumprir o seu papel de defender os interesses de nossa população, pressionando nossos representantes, em Brasília, a regularizar os repasses à Assistência Social”, garantiu Joaquim Teixeira.

Texto: Jairo Ardull/Ascom PMJP

Foto: Marcos Gomes