Informe Legislativo 9ª Sessão Ordinária de 2019

por jip — publicado 25/04/2019 11h49, última modificação 28/01/2020 15h41

Notas da Sessão Ordinária

A 9ª sessão ordinária de 23 de abril de 2019 foi presidida pelo presidente da CMJP, vereador Affonso Cândido (DEM) e secretariada pelo vereador Edivaldo Gomes (PSB).

Marcelo Lemos (PSD)

CPI da Madeira

O vereador Marcelo Lemos defendeu o voto pela aprovação do relatório do CPI da Madeira e afirmou, em depoimento na tribuna, que o documento será encaminhado ao Ministério Público e à Polícia Federal para que novas investigações sejam feitas para apurar o caso.

Comissão de Ética

Marcelo Lemos também pediu ao presidente Affonso Cândido (DEM) a instalação de uma Comissão de Ética na CMJP para que membros do legislativo municipal sejam responsabilizados por opiniões e ações contra membros da Casa.

Falta de Médicos

Em seu pronunciamento, Lemos também denunciou a falta de médicos em unidades básicas de saúde. Segundo ele, as vagas não estão sendo preenchidas pela Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) por causa da não falta de interesse dos profissionais em permanecer em Ji-Paraná. O vereador pediu união da Câmara para que a população não fique desassistida.

Du Galdino (PSDB)

Pavimentação de rua

O vereador Du Galdino anunciou o bloqueteamento da rua Jasmim no bairro Santiago (1º distrito).  Segundo o parlamentar, o processo de licitação para a pavimentação da via está em fase adiantada e a conclusão da obra deve diminuir o fluxo de veículos na avenida 31 de Março, principal via no bairro. Os recursos para a obra foram garantidos pelo ex-deputado federal, hoje senador, Marcos Rogério (DEM).

Rua Rondônia

Também foi anunciado por Du Galdino, a pavimentação de trecho da rua Rondônia que deve melhorar o acesso aos bairro Milão, Copas Verdes e Veneza, todos no 1º distrito da cidade.

Lorenil Gomes (PTB)

Semosp

A atuação de servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) foi elogiada pelo vereador Lorenil Gomes, na sessão ordinária de terça-feira (23). Em que pese o prolongamento do período chuvoso, dificulta ando realização de serviços de recuperação em estradas rurais e vias urbanas, na opinião do vereador, a Semosp tem atendido aos pedidos população. Com o fim da estação das chuvas, está prevista a intensificação dos trabalhos.

Desentendimentos

O vereador pediu a ponderação em atritos entre membros da CMJP. Ele lembrou que opiniões distintas levam ao debate, mas que divergências pessoais resultam em desentendimento, que prejudicada a atuação dos vereadores e, consequentemente, os serviços oferecidos aos moradores de Ji-Paraná. Lorenil Gomes solicitou aos vereadores que procurem pautar as ações em temas relevantes para a comunidade.

Obadias Ferreira (DEM)

CPI Madeira

O vereador Obadias Ferreira confirmou o voto na aprovação do relatório da CPI da Madeira e reafirmou à necessidade de uma investigação ampla que possa apontar responsáveis pelo suposto “desaparecimento” da madeira doada pelo Ibama ao município de Ji-Paraná. “Eu não posso acusar alguém sem provas”, garantiu o democrata.

Joaquim Teixeira (MDB)

Críticas

As críticas provocadas pelo desconhecimento de parte da população a respeito do resultado da CPI Madeira não abalaram o vereador Joaquim Teixeira. Segundo o parlamentar, seu voto foi consciente para a aprovação do relatório e que as instigações possam, agora, seguir para o Ministério Público e Polícia Federal, com base nas informações levantadas pela CMJP.

Rotina de trabalho

Joaquim Teixeira afirmou que não mudou a rotina de trabalho na fiscalização dos serviços oferecidos à comunidade pela Prefeitura de Ji-Paraná. “Continuo morando no mesmo lugar e indo a escolas, vias públicas, praças, centros de saúde e comunidades rurais para saber da população o que mais precisa, sem me preocupar com críticas, porque sei que estou fazendo o que é certo”, admitiu.

Projeto aprovado em primeira votação

- Projeto de Decreto Legislativo nº 238/2019, de 15 de abril de 2019, que “Dispõe sobre a aprovação da Prestação de Contas do Município de Ji-Paraná, relativa ao exercício de 2017”.