Informe Legislativo 39ª Sessão Ordinária Itinerante

por jip — publicado 07/12/2017 13h52, última modificação 28/01/2020 15h38

 

 

Poder Legislativo Municipal

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Informe Legislativo

39ª Sessão Ordinária Itinerante

 

Sessão Ordinária

A 39ª Sessão Ordinária de terça-feira, 5 de dezembro de 2017, foi presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Joaquim Teixeira (PMDB e secretariada pela vereadora Cláudia de Jesus (PT).  A sessão itinerante foi realizada na quadra da Escola Militar Tirantes IV, no bairro Nova Brasília, e nela foram aprovados projetos de lei, requerimentos, entregues moções de aplausos e debatidos temas de interesse da comunidade ji-paranaense em diversas áreas.

 A Sessão

Foram convidados pelo vice-presidente Joaquim Teixeira (PMDB), para integrar a mesa, o diretor da Escola Tiradentes IV 1º tenente PM, Paulo Lima da Silva, o secretário regional de Governo, Romildo Pereira e Meire Lilian de Oliveira Fernandes, representando a família do pastor Joab Valentim de Oliveira, homenageado com o nome de uma praça no bairro Valparaíso (2º distrito).

 Moção de Aplauso

O vereador Joaquim Teixeira fez a entrega de moção de aplauso ao secretário regional de Governo em Ji-Paraná, Romildo Pereira.

 Moções de Aplausos

O vereador Jhony Paixão (PRB) fez a entrega de moções de aplausos a professores e servidores do Colégio Tiradentes da Policia Militar – CTPM IV.

 Johny Paixão (PRB)

Escola Militar

O vereador Jhony Paixão reforçou a importância das escolas públicas com disciplina militar e das transformações que o método de ensino no comportamento e no aprendizado dos estudantes. Em seu pronunciamento, o vereador fez elogios ao quadro de professores e colaboradores da unidade de ensino por dividirem o mesmo ideal de formação de cidadãos.

Proed

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido em conjunto pela Polícia Militar e administrações públicas, voltou a ser tema do discurso do vereador Jhony Paixão por contribuir para que jovens possam se informar e se manter distantes do consumo de drogas e da criminalidade.

Requerimentos - O  patrolamento e encascalhamento da rua Anísio Moreira em toda a sua extensão, bairro São Bernardo; patrolamento e encascalhamento na rua Porto Alegre em toda sua extensão, Bairro Nova Brasília; estudo de viabilidade de sinalização na rua Elias Cardoso Balau entre as ruas Francisco Lopes e Vitória Régia, no bairro São Bernardo; reposição de lâmpadas no poste da rua Padre Silvio Micheluzzi (T-2) em frente ao nº 933, foram solicitados pelo vereador Jhony Paixão e aprovados em plenário.  

Du Galdino

Residencial Capelasso

O vereador Du Galdino cobrou da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) instalação de placas de sinalização no Residencial Capelasso (2º Distrito) e vias públicas próximas como a avenida Edison Lima do Nascimento (Linha 94)  para oferecer mais segurança ao trânsito da região.

Residencial Bosques dos Ipês

Du Galdino solicitou da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) a contratação dos serviços de caminhões auto-fossa para controlar os vazamentos na rede de esgoto no Residencial Bosques dos Ipês, até que a rede de esgotamento sanitário seja refeita.

Izaias Arnica (PSB)

Apoio à Escola Militar

Em seu pronunciamento da tribuna, o vereador Izaias Arnica afirmou que os 17 vereadores da Câmara de Ji-Paraná apoiam a implantação das escolas com disciplina militar, em especial a Escola Tiradentes. Ele parabenizou o vereador Jhony Paixão pela iniciativa de fazer um abaixo-assinado para a permanência da instituição de ensino. E agradeceu também reconheceu o trabalho do prefeito Jesualdo Pires (PSB) e os recursos destinados pelo deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) e pelo deputado federal Expedito Neto (PSD), ao município.

Requerimentos - Os requerimentos de autoria do vereador Izaias Arnica solicitando recuperação da rua Cruzeiro do Sul, entre a rua Nereu Ramos (T-4) e rua Ranieri Mazilli (T-5), no bairro Riachuelo; recuperação da rua Paranaguá, a partir da rua Maracatiara (T-20) até a rua Adolf Furhmann (T-27) e a solicitação da sessão extraordinária Itinerante no Ginásio Adão Lamota, tiveram aprovação unânime dos vereadores na sessão ordinária itinerante de 5 de dezembro de 2017.

Marcelo Lemos (PSD)

Homenagem

O vereador Marcelo Lemos, ao discursar na sessão ordinária itinerante no Colégio Tiradentes, fez uma homenagem ao aluno Patrick Magalhães, com o ato simbólico elogiou também a todos os alunos da unidade de ensino. Ele afirmou que a Câmara Municipal de Ji-Paraná é favor da escola e se colocou à disposição para colaborar para a permanência da instituição militar.

Edilson Vieira (PMDB)

Reforma de Guarida

Os materiais para reforma e ampliação da guarida do Presídio Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná, estão disponíveis para o início dos trabalhos. A afirmação foi feita pelo vereador Edilson Vieira na sessão itinerante de terça-feira (5). De acordo com o vereador peemedebista, os recursos foram obtidos por meio do deputado estadual Edison Martins (PMDB).

Requerimentos - O vereador Edilson Vieira requereu e a Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou, por unanimidade, a pavimentação da rua Joaquim Francisco de Oliveira, no trecho entre a rua Belém e avenida Governador Jorge Teixeira no bairro JK; a instalação de brinquedos adaptados nos parques públicos para as crianças com deficiência física.

Cláudia de Jesus (PT)

Requerimentos - A vereadora Claudia de Jesus solicitou e o plenário da CMJP aprovou a construção do refeitório na Creche Pedro Gonçalves, no Distrito de Nova Colina; a aquisição de equipamento multimídia para a creche Nelson Gonçalves, no Distrito de Nova Colina; encascalhamento e abertura nas laterais da estrada para evasão da água na Linha 4, km 9, iniciando na frente da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Setor Itapirema e providencias junto da empresa contratada para realizar a coleta do lixo doméstico no município sobre o atraso na coleta.

Silvia Cristina (PDT)

Leilão Direito de Viver

A vereadora Silvia Cristina usou a tribuna para agradecer aos colaboradores e participantes do Leilão Direito de Viver no último fim de semana. No evento, foram arrecadados um valor próximo a R$ 500 mil, que será transferido para o Hospital de Amor da Amazônia.

Casos de Câncer

Silvia Cristina também lamentou os casos de pessoas com câncer que ainda necessitam ser encaminhadas para as unidades de Porto Velho e Barretos. Segundo ela, na semana passada, oito pessoas da região foram diagnosticadas com a doença. Por isso, a vereadora reafirmou a importância das doações pela população.    

Requerimentos - O plenário da CMJP aprovou os requerimentos de autoria da vereadora Silvia Cristina em que solicita a recuperação do trecho da rua Caucheiro (T-15) entre rua Brasileia e rua Angelim; recuperação do trecho da rua Caucheiro (T-15) entre rua Teresina e rua São Luiz.

Projeto discutido e aprovado em votação única

Projeto de Lei nº 3700/2017 que “Dispõe sobre a denominação da Praça do Bairro Alto Alegre”.

Projeto em primeira discussão e votação

- Projeto de Lei nº 3507 (2625 de origem) que “Dispõe sobre alteração na Lei Municipal nº 2271 de 7 de março de 2012, da criação da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Município de Ji-Paraná (Agerji).