Informe Legislativo 35ª Sessão Ordinária

por jip — publicado 09/11/2018 11h56, última modificação 28/01/2020 15h20

Poder Legislativo Municipal

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Informe Legislativo

35ª Sessão Ordinária

 

Sessão

A 35ª Sessão Ordinária, que aconteceu na terça-feira (30), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Na Sessão foram aprovados projetos e requerimentos que beneficiam a comunidade em várias áreas.

 

Desbravadores

O Departamental de Desbravadores de Ouro Preto a Vilhena, o pastor Rafael Felbergue participou da Sessão e comentou sobre o Projeto de Lei n°3783, de autoria do vereador Lorenil Gomes (PTB), que “Institui o Dia Municipal do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no âmbito do Município de Ji-Paraná”. Rafael Felbergue agradeceu pelo projeto, que exalta o trabalho que é feito exclusivamente para cuidar e abençoar a comunidade.

 

Dom Antônio e Desfile

Silvia Cristina (PDT) lamentou o falecimento do Dom Antônio Possamai. A vereadora falou sobre o 2° Desfile Elas Venceram o Câncer, que acontece nesta quarta-feira (31), às 20 horas, no Espaço Saint German, com o objetivo de mostrar as histórias de superações destas mulheres e comemorar o Outubro Rosa, que visa alertar as mulheres sobre a necessidade da prevenção do câncer de mama, através do autoexame e da mamografia.

 

Outubro Rosa

Silvia Cristina (PDT) comentou sobre as ações do Outubro Rosa e agradeceu a Acijip e Sicoob Centro pela parceria, e todas as pessoas que incentivam e contribuem para o crescimento deste trabalho. A vereadora disse que Ji Paraná é a cidade prevenção do câncer de mama desde 2015, quando começou um projeto pioneiro de uma Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama, juntamente com a Casa Rosa, que é a unidade fixa, e que já foram realizados 25 mil 805 exames de mamografias. Silvia Cristina (PDT) falou também que até o dia 30 de outubro nas ações do Outubro Rosa 6.005 mulheres foram atendidas gratuitamente na campanha de prevenção em Ji-Paraná.

 

Eleitos e Ambulantes

Joaquim Teixeira (MDB) parabenizou o presidente eleito Jair Bolsonaro e o governador eleito Coronel Marcos Rocha desejando que desenvolvam um excelente trabalho. O vereador comentou sobre os problemas que os ambulantes estão sofrendo com a fiscalização.

 

Joaquim Teixeira (MDB)

Requerimentos aprovados: patrolamento e cascalhamento das ruas Tucuruí; Joaquim Francisco de Oliveira; Jaú; Francisco dos Santos; Itapevi; Cedro; Camaçari; e Macaé, em toda sua extensão no Bairro Jorge Teixeira.

 

União e Coleta de Lixo

Ademilson Procópio (PTB) falou da importância da união da população com a Poder Público e da falta de coleta de lixo no município. O vereador disse que recentemente foi aprovado um requerimento, de sua autoria, convidando a diretora da empresa coletora de lixo, Coolpeza Serviços para dar explicações sobre a não coleta de lixo em todos os bairros.

 

Ademilson Procópio (PTB)

Requerimentos aprovadostapa buracos na malha asfáltica da Rua Tenente Brasil, esquina com a Avenida Marechal Rondon, Bairro Centro; recuperação de cabeceira da ponte sobre o Rio Boa Vista, Travessão 16, entre a BR 364 e Linha 153; bloqueteamento da Rua dos Universitários, entre as ruas Menezes Filho e Porto Velho, Bairro Dom Bosco.

 

Trabalho

Isaias Arnica (PSB) agradeceu o prefeito Marcito Pinto (PDT) que vem fazendo um excelente trabalho no município. O vereador parabenizou também a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) por ter atendido suas solicitações, que são realizadas através das reivindicações da população.

 

Isaias Arnica (PSB)

Requerimentos aprovados: recuperação e cascalhamento da Rua João Batista Neto (T-12), a partir da Rua Porto Alegre (K-04), no Bairro Valparaíso; patrolamento e cascalhamento das ruas Estônia, no Bairro Jardim São Cristóvão; Aracaju, entre as ruas Francisco Pereira dos Santos (T-25) até Paulo Freire (T-29), no Bairro Jorge Teixeira; e Paranaguá, a partir da Rua Maracatiara até a Rua Ipê, no Bairro Valparaíso; sinalização da Rua Joaquim Francisco de Oliveira (T-24), entre a Avenida Governador Jorge Teixeira (K-05) e a Rua Paulo Leivas Macalão, no Bairro JK; entre outros.

 

Dom Antônio

A vereadora Cláudia de Jesus leu a Moção de Pesar com mensagem de condolência em razão do falecimento de Dom Antônio Possamai, bispo e mérito da Diocese de Ji-Paraná.

 

Claudia de Jesus (PT)

Requerimentos aprovados: recuperar ponte sobre o Rio Forquilha (Furquia), Linha 208; aterrar o bueiro Km 2,5 da Linha 208; pavimentação asfáltica e rede de esgoto na Rua Mogno (T-19), entre as avenidas Aracajú e Manoel Franco, Bairro Nova Brasília; concessão de Título Honorífico de Cidadão Honorário Jiparanaense ao Senhor João Alves Ramos.

 

Abertura de Rua

O vereador Jhony Paixão (PRB) falou sobre os problemas com a abertura de 100 metros da rua 6 de Maio.

 

Edilson Vieira (MDB)

Requerimento aprovado: recuperação do bloqueteamento da Rua Fernandão, trechos entre as ruas 6 de Maio e Cloves Arraes no Bairro Dom Bosco.

 

Jhony Paixão (PRB)

Requerimentos aprovados: cascalhamento e limpeza nas ruas Araucária, Campo Mourão e Cia Norte, começando na Rua Ipê (T-17) indo até a Projetada, no Bairro Valparaíso; reposições de lâmpada nas ruas Francisco V. Domingues, nº85  e n°91 ; Hibisco, nº 307; Camélia, nº 136; Flor de Cetim, n°1; Camélia, nº 250; Iguaçu, nº 478; no Bairro Green Park; aberturas de ruas e ligamento da Rua Rio Tocantins á Rua Capitão Silvio, no Bairro Dom Bosco; entre outros.

 

Lorenil Gomes (PTB)

Requerimentos aprovados: mudança de sentido do estacionamento de enfileirados para diagonal na Avenida Brasil, entre as ruas Presbítero Honorato Pereira (T-07) e a Maracatiara (T-20), no Bairro Nova Brasília; e Moção de Aplausos que “Expressa homenagem e reconhecimento aos Diretores(as) do Clube dos Desbravadores da 1ª Região de Ji-Paraná”.          

 

Obadias Ferreira (DEM)

Requerimentos aprovados: recuperação da malha asfáltica na Rua Sena Madureira, entre as ruas Triângulo Mineiro (T-08) e Venceslau Brás (T-09), no Bairro São Pedro; troca de lâmpadas do poste na Avenida Marechal Rondon, em frente à Rede Amazônica, no Bairro 02 de Abril; colocação de um redutor de velocidade (quebra-mola) na Rua Sena Madureira, entre a ruas Triângulo Mineiro (T-08) e Venceslau Brás (T-09), no Bairro São Pedro; e troca de lâmpadas na Rua Suriname, ao lado nº 46 no Bairro Jardim das Seringueiras.

 

 

PROJETOS APROVADOS EM VOTAÇÃO ÚNICA

- Projeto de Lei n°3777/2018 (2827 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder Bolsa de Estudo em favor da Associação de Integração Social Solidária Divina Providência – AISSDP, e dá outras providências”.

- Projeto de Lei n°3778/2018 (2829 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder Bolsas de Estudo em favor do GAAJIPA- Grupo Assistencial de Amigos de Ji-Paraná, mantenedora da Creche Cantinho do Céu, e dá outras providências”.

- Projeto de Lei n°3781/2018 (2831 de origem), que “Introduz modificações na Lei Municipal n°3170, 05 de abril de 2018, e dá outras providências”.