Informe Legislativo 33ª Sessão Ordinária

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Informe Legislativo

Sessão

A 33ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (16), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Na Sessão foram aprovados projetos e requerimentos que beneficiam a comunidade em várias áreas.

Requerimento

Na Sessão foi aprovado o requerimento de autoria de 10 vereadores solicitando eleição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020.

Mesa Diretora

A Mesa Diretora que irá comandar a Câmara Municipal para o biênio 2019/2020 será a seguinte: Chapa Democrática- Presidente: Affonso Cândido (DEM); 1º Vice-presidente: Joaquim Teixeira (MDB); 2º Vice-Presidente: Obadias Ferreira (DEM); 1º Secretário (a): Edivaldo Gomes (PSB); 2º Secretário: Marcelo Lemos (PSD); 3º Secretário: Isaias Arnica (PSB); e 4º Secretário: Joziel Carlos de Brito (MDB).

Projetos

O vereador Edivaldo Gomes (PSB) disse na tribuna que apresentará ao prefeito um projeto de lei que reduza a carga horária de servidores que tenham em casa crianças com necessidades especiais ou adulto incapazes. Também indicará um projeto que deixe de cobrar o IPTU de famílias que estejam com um membro com doença crônica. Edivaldo Gomes (PSB) entende que é uma maneira de amenizar o sofrimento dessas pessoas.

Eventos Solidários

Silvia Cristina (PDT) falou que o 3° Força na Peruca na Praça Jardim dos Migrantes aconteceu no último domingo (14) para doações de cabelos, que serão utilizados nas fabricações de perucas para pacientes com câncer e pessoas que não tem cabelos por uma doença ou outra. A vereadora informou que no próximo dia 31 será realizado o 2°Desfile “Elas Venceram o Câncer”, que é um evento alusivo ao Outubro Rosa e pediu que todas as mulheres levem muito a sério a prevenção do câncer de mama.

Eventos Solidários I

Silvia Cristina (PDT) informou também que no dia 10 de novembro acontecerá o Dia do Bem realizado pelo SGC; no dia 25 de novembro a Caminhada Passos que Salvam, que visa esclarecer, conscientizar e despertar a atenção das pessoas para os primeiros sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Os kits para a Caminhada estão à venda, no valor de R$ 35, na Casa da Sogra e Boticário. A vereadora disse que no dia 1° de dezembro será realizado o Leilão Direito de Viver em prol ao Hospital do Amor.

Tribuna

Isaias Arnica (PSB) parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) pelo trabalho que vem realizando no município. O vereador informou que continua cobrando o Refis Municipal.

Isaias Arnica (PSB)

Requerimentos aprovados - limpeza na Avenida das Seringueiras (T-14), entre a ruas Manoel Franco e Terezinh, no Bairro Nova Brasília; e recuperação de bueiro na Avenida das Seringueiras (T-14), com a Rua Manoel Franco, no Bairro Nova Brasília.

Agradecimento

Jhony Paixão (PRB) comentou sobre sua campanha e eleição para deputado estadual, agradecendo os votos.

Obra

Ida Fernandes (PV) falou sobre a retomada das obras na rua Antônio Lázaro, uma reivindicação dela. A vereadora parabenizou todos os professores pelo Dia do Professor, comemorado na última segunda-feira (15).

Ademilson Procópio (PTB)

Requerimentos aprovados- possibilidade para a colocação de um toldo ou cobertura acompanhados de cadeiras ou bancos em frente as UBS dos Postos de Saúde de Ji-Paraná; recuperação da Rua Rio Mamoré, entre Avenida Padre Ângelo Cerri e Rua Menezes Filho, no Bairro Bela Vista; contenção de concretos, aproximadamente 20 metros de extensão, no Igarapé da Rua Rio Xingu, entre as ruas Mato Grosso e 6 de Maio, Bairro Dom Bosco; drenagem e bloqueteamento da Rua Dom Bosco, entre as ruas Menezes Filho e Abílio Freire, no Bairro Bela Vista; entre outros.

Claudia de Jesus (PT)

Requerimento aprovado -  recuperação do muro e limpeza do Cemitério dos Pioneiros (Cemitério dos Padres).

Edilson Vieira (MDB)

Requerimento aprovado - pintura das faixas de pedestres da Avenida 2 de Abril, em toda sua extensão.

Obadias Ferreira (DEM)

Requerimentos aprovados -bloqueteamento das ruas Dos Profetas, Cruzeiros do Sul, Plácido Castro e Progresso, no bairro Primavera.

PROJETO APROVADO EM VOTAÇÃO ÚNICA

- Projeto de Lei n°3776/2018 (2828 de origem), que “Institui gratificação para os Motoristas do Transporte Escolar que exerçam suas funções no Transporte Escolar da Rede de Ensino Municipal, e dá outras providências”.

- Projeto de Lei n° 3779/2018 (2830 de origem), que “Introduz modificações na Lei Municipal n° 1397, de 05 de julho de 2005, e dá outras providências”.