Edivaldo Gomes cobra que prova de concurso tenha conteúdo regional

por jip — publicado 15/12/2017 11h33, última modificação 28/01/2020 15h24
O vereador é o autor da Lei Municipal nº 2576 que prevê o conteúdo de história, geografia e cultura de Ji-Paraná nas provas de concursos municipais

O vereador Edivaldo Gomes (PSB) protocolou ofício no gabinete do prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), requerendo que seja informado à empresa que vai realizar o concurso público  a respeito do cumprimento da Lei Municipal nº 2576 de 12 de dezembro de 2013.

A lei, de autoria deste vereador, determina que nos concursos municipais é obrigatório incluir questões das áreas de história, geografia e cultura de Ji-Paraná. Também está previsto que o conteúdo das perguntas deve ser elaborado de obras publicadas, com preferência para autores locais.

“Destaco que a lei, sancionada pelo prefeito, está na sua vigência, sendo absolutamente legal, pois não fere a Constituição Federal, tampouco o Artigo 25 da Lei Orgânica Municipal”, escreveu Edivaldo Gomes no ofício entregue ao chefe de gabinete da Prefeitura de Ji-Paraná, José Antônio Cisconetto, que garantiu que a empresa será informada.

No site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), responsável pelo concurso público, entre as disciplinas abordadas, para preenchimento de todos os cargos, está “Geografia e história de Rondônia”, cujo conteúdo deve ser adaptado para o cumprimento da Lei nº 2576.

Na opinião do vereador, o concurso é uma oportunidade para tornar a história e cultura mais conhecidas, e ainda valorizar escritores que têm como tema em suas publicações o município de Ji-Paraná. “Acredito que muitos candidatos se valerão de obras locais”, admitiu.

A Prefeitura de Ji-Paraná publicou nesta semana edital de concurso público  para provimento de 202 vagas, com contratação imediata, nas secretarias de Saúde, Educação, Administração e Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). As inscrições começaram em 15 de dezembro e vão até o dia 14 de janeiro de 2018.

O valor da inscrição é de R$ 48,00 para os cargos que exigem ensino fundamental, R$ 62,00 para os cargos de ensino médio, R$ 78,00 para os inscritos nos cargos de ensino superior, exceto médico de todas as especialidades, e R$ 112,00 para os cargos de ensino superior ligadas à medicina.

FONTE DA INFORMAÇÃO

|Texto: Jairo Ardull