CMJP aprova projetos e debate concessão à Caerd

por jip — publicado 14/03/2019 11h27, última modificação 28/01/2020 15h33

Os projetos de lei que “Organiza e Disciplina o Sistema de Contabilidade Municipal, e dá outras providências” e o que “Declara de Utilidade Pública a Associação Carisma em Ação” foram discutidos e aprovados (em votação única) na sessão ordinária de terça-feira (12) da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP).

Os debates do dia também se concentram na audiência pública que será realizada na segunda-feira (18) para continuidade dos serviços de fornecimento de água pela Companhia de Água e Esgotos de Rondônia (Caerd) e em temas como coleta de lixo e recuperação de ruas.

A vereadora Cláudia de Jesus (PT) pediu a participação da população na AP com propostas. “É muito importante que a população participe dessa audiência pública e ajude, a nós vereadores, a encontrar soluções para colocar fim ao problema da falta d’água na cidade”, alegou.

“Queremos a solução definitiva para a falta d’água em Ji-Paraná”, afirmou o vereador Joaquim Teixeira. “Hoje, estamos diante de não renovar a concessão da Caerd ou estender esse prazo, por mais alguns anos, para que a companhia continue prestando o serviço à nossa população”, previu.

Lorenil Gomes (PTB) adiantou que a Caerd ou outra empresa que vier a assumir o serviço deve cumprir cláusulas no contrato que garantam o fornecimento de água sem interrupção. “E isso não está acontecendo”, garantiu.

O vereador acrescentou que a companhia tem desrespeitado as leis ao deixar parte da população sem água, atrasar novas ligações e religações e em não recuperar as ruas. Ele também propôs que parte da arrecadação, em torno de R$ 1,5 milhão, possa ser reinvestida no município para melhorar os serviços oferecidos à população.

A questão ainda mereceu atenção do vereador Welinton Fonseca (PR) que sustentou que a Caerd tem o compromisso de fornecer água de qualidade e durante 24 horas por dia aos usuários de Ji-Paraná. “O que seria uma obrigação da companhia, não está sendo cumprida a contento”.

O vereador Marcelo Lemos (PSD) usou a tribuna para mais uma vez apontar falhas no recolhimento do lixo doméstico prestado pela empresa Colpeza. Segundo ele, a coleta está deixando de ser realizada em vários bairros, provocando reclamações de moradores, principalmente nos bairros Primavera e JK.

De acordo com o vereador Du Galdino (PSDB), o dinheiro para pavimentação da rua Avenca, no bairro Santiago, está na conta da Prefeitura de Ji-Paraná para execução da obra. Ele pediu apoio da Câmara dos Vereadores para acompanhar o processo para que a pavimentação inicie logo e beneficie os moradores do bairro.

Texto: Jairo Ardull