Ademilson Procópio critica aumento de custos ao produtor rural

por jip — publicado 25/02/2019 12h42, última modificação 28/01/2020 15h46
O vereador se opôs à elevação na tarifa da energia elétrica, preço do leite e ao valor do ITR

O vereador Ademilson Procópio (PTB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Ji-Paraná para se pronunciar sobre temas ligados ao produtor rural. Ele criticou o aumento na tarifa da energia elétrica, preço do leite e o valor do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

Ademilson Procópio lembrou que há dez anos foi exigida do produtor a instalação de tanques para resfriamento e ordenha mecanizada para agregar valor ao leite. “Tudo isso tem custo e o preço do leite continua uma mixaria. E o que o presidente [Jair Bolsonaro] quer fazer? Quer importar leite em pó de outros países. Aí é que a coisa vai complicar mais ainda”, previu.

Na opinião do petebista, é uma “judiação” com o homem do campo o valor cobrado pelo ITR. “Tem que gente que vai pagar de 8 a 10 mil reais de ITR. Nós não podemos mais aceitar. A população precisa ir para a rua mesmo e reivindicar seus direitos para ver se as coisas mudam”, frisou.

O ITR é um tributo federal que se cobra anualmente das propriedades rurais. Precisa ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título. O imposto varia conforme o tamanho da propriedade rural e seu grau de utilização.

Procópio também foi contra a situação vivida por pacientes que aguardam cirurgias eletivas em centros de referência nas cidades de Cacoal e Porto Velho. “Está tudo travado”, se referindo à fila de espera. Ele pediu providências urgentes da Secretaria Estadual da Saúde, a Sesau.

Texto: Jairo Ardull